Com vocês, os Kretinu's
Voltando as postagens sobre as bandas de Uberaba, vou recomeçar com uma banda formada por amigos e quem conhece os caras sabe do que eu tô falando. Os Kretinu's sempre estiveram envolvidos com o teatro e a criatividade dos caras nas letras na hora de fazer uma gozação é impressionante. Contemporâneos da banda Mamonas Assassinas, podemos perceber algo desse humor nos Kretinu's com a diferença de que as letras falam do dia a dia deles aqui em Uberaba mesmo.
A banda foi formada em 1996 na cidade de Uberaba/MG por Christiano Kokada, pelo baterista Ébane Falconi e pelo guitarrista Fernando Aipim. Começaram tocando suas próprias composições tranquilamente até serem expulsos da sala da casa do baterista que era onde ensaiavam. O estilo era para ser rock, mas como ninguém sabia tocar nada direito, a banda fez alguma coisa que era uma mistura aproximada de Rock n’ Roll, Punk Rock e muito barulho mesmo.
Kokada
O destaque ficava por conta das letras, que pareciam terem sido compostas ou por uma criança, ou algum fugitivo do sanatório, de tão profundas que eram. Em uma destas letras surgiu o primeiro nome da Banda: “Kroquetes Mal Passados”. As melodias das músicas também merecem destaque: por mais que se tentasse, elas sempre ficavam incrivelmente parecidas umas com as outras.
Com o passar do tempo, a banda começou a desenvolver novos ritmos, arranjos e melodias, porém sempre com o mesmo estilo satírico nas letras que retratavam o lado irônico do “empolgante”cotidiano de um grupo de adolescentes que não tinham muito o que fazer além de serem obrigados a irem ao colégio, jogar futebol e levar fora das garotas.
Kenny, Kokada, Dunga, Ganso, Robinho "Will"
Nesse meio tempo, a banda conseguiu alguns fãs, entre eles um em especial que ia sempre a todos os ensaios, sabia todas as músicas, era primo do baterista e arranhava um teclado. O resultado não poderia ser outro: Tutu Carbajal, foi o primeiro fã da banda e se tornou músico da mesma.
Nesse período a banda passa por reformulações, saindo o primeiro guitarrista Fernando Aipim, que nos deixa sua última contribuição: o nome que a banda adota até hoje: KRETINU’S.
No lugar de Fernando, entra Cristian Ganso na guitarra, porém ele não chega sozinho, traz seu primo Robson Magrello, experiente músico que tinha por instrumento uma meia lua. Christiano Kokada assume a guitarra solo e os vocais e Robson Magrello cansando de tocar meia lua, comanda o contra-baixo.
É nesta época que os Kretinu’s decidem além de suas próprias canções tocarem covers de bandas que tinham a ver com seu estilo. A banda começa a se apresentar em festas, bares, boates, circos etc; mas sempre conservando suas características iniciais.
Ensaio no galpão do Hugo (batera)
Kretinu's
É também neste momento que os Kretinu’s gravam “caseiramente” suas próprias músicas numa fita demo chamada “Carne de Pescoço” que toda família e amigos adoraram.
Mais a frente juntando alguns trocados dos próprios integrantes, a banda grava o single da música “O Gordo”, que chega a ser bem executada em rádios comunitárias de Uberaba.
Vou postar essa demo aqui graças a Edinho "Zacca" (Seu Juvenal) que sempre foi fã da banda, inclusive contrariando os próprios Kretinu's que acham que é gozação até hoje, nem os caras da banda tinham essa demo. Depois conseguiram gravar um CD em que realmente a qualidade ficou melhor, porém não gravaram todos os clássicos, na demo tem mais músicas. Colocarei a demo e o CD aqui pra download.
A primeira festa que a banda tocou na cidade em 1997
"A primeira festa em que a gente tocou se chamou The Crazy Party!
Ahh!!! mas só que foi um fracasso! Não chegou a ir umas 100 pessoas
fazia um frio desgraçado e os caras nao pagaram a gente até hoje!
Pra compensar a gente pegou um monte de cerveja e saiu fora!
kkkkk!" (Ganso / Kretinu's)
Festival Brasil 500 Anos
Já no ano de 2000 a banda participa do Festival Brasil 500 Anos promovido pela Fundação Cultural de Uberaba, concorrendo com artistas de norte a sul do país. Um fato pitoresco aconteceu neste festival, a banda decide concorrer com o nome de Senhor Burns, em homenagem ao personagem dos Simpsons; o objetivo era evitar algum efeito pejorativo juntos aos jurados do Festival por causa do nome Kretinu’s.
Ganso, Kokada e Will no embalo dos anos 60
Favela Chic
Grupos de Hip Hop / Seu Juvenal / Kretinu's / Elemento Neutro / Outros
Já no ano de 2001, os Kretinu’s tocam na Praça da Concha Acústica pra fazerem com a Banda Erva Matt o lançamento do “CD Demo” dos grupos e participam do Festival Rock Street de Uberaba. Nos anos de 2002 e 2003 a banda se apresenta em bares, festas e projetos alternativos como a Periferia Cultural em Uberaba. Em 2004 os Kretinu’s participam do Iº FEMEU – Festival de Música Estudantil de Uberaba, promovido pelo CENEG.
Eliminatórias da derradeira edição do Rock'n'Street realizado pelo Léo Punk em 2004
Hoje o estilo da banda conserva o Punk Rock, mas junto a ele se agregaram o Surf Music e o Rock dos anos 60 como Beatles, Elvis, Beach Boys etc. Nos shows da banda além da energia dos músicos e empatia com a platéia ficam claras as diversas influências sonoras e artísticas num repertório que vai de Elvis a Ramones, passando por Raul Seixas até U2.
A formação atual dos KRETINU’S conta com:
Christiano Kokada (vocal), Cristian Ganso (guitarra base/vocais), Robson Magrello (baixo/vocais), Hugo Dunga (bateria) e Kenin Storvado na guitarra solo.
A banda Kretinu's entrou em recesso no ano de 2009 e a formação continua a mesma, logo que tiverem músicas novas voltam pros palcos uberabenses. Por mais que eles não acreditem cultivaram um público que curte o som próprio deles, só que eles acabam tocando mais covers do que músicas próprias nos shows, o que no meu ver tá errado, acho muito original o som dos caras e muito divertido.
A banda tem um CD que foi gravado super caseiramente lá no Leandro Bicudo (batera) irmão do Carlão da Troll, que tem umas músicas diferentes da fita demo e Ganso nos conta uma história que aconteceu nodia da gravação:
"CARA NO DIA QUE A GENTE FOI GRAVAR AS MÚSICAS NA CASA DO LEANDRO BATERA,
A VARIANT AZUL (TROVÃO AZUL DO KOKADA) TAVA COM OS EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS TODOS
RAPAZ, E O KOKADA SEM CARTEIRA....
ADIVINHA CAÍMOS NUMA BLITZ KKKKK....
MAS O LOUCO DO KOKADA QUANDO AVISTOU OS GUARDAS DEU RÉ E OS PM FORAM
ATRAS DA GENTE....
RAPAZ CONSEGUIRAM PEGAR A GENTE RAPIDINHO KKKK
OS CARAS DESCEERAM COM AS ARMAS NA MÃO;
A SORTE QUE O CHEFE DA BLITZ ERA DA BANDA DA PM, E FICOU COM DÓ DA GENTE
E SÓ PRENDEU O CARRO...... BUA BUA ....KKKK
RESULTADO TIVEMOS QUE IR GRAVAR OUTRO DIA....
AH QUEM TOCA BATERIA NAS MÚSICAS DO CD É O PRÓPRIO LEANDRO,
O TECLADO É O NOSSO ANTIGO TECLADISTA MESMO O TUTU".
Amizade e Rock'n'Roll
Robinho e Kokada fizeram um boneco do Ganso no palco quando ele tava doente pra se sentirem menos sozinhos
It's Only Rock'n'Roll 3 (2007)
DOWNLOADS:
Kretinu's
Robinho e Ganso rachando o bico
Fica postada aqui mais uma banda formada na década de 90 e que já tem 14 anos de rock'n'roll, quero agradecer ao meu amigo Ganso que colaborou nessa postagem e também o Edinho que disponibilizou a fita demo dos caras "Carne de Pescoço", tá tosca a gravação, tá, mas dá pra ter uma noção da diversão que é a música dos Kretinu's, no CD percebe-se a evolução da banda. Valeu e fiquem com uma foto em homenagem aos 6x1 do USC em cima do Villa Nova ontem, com esses 4 torcedores que já são lendas do rock'n'roll uberabense:
DJ Nilsinho "Heavy" / Nelson Flash / Ganso / Roger