segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Flanders

FLANDERS



                                            Estou organizando mais material das bandas da década de 90 e enquanto isso acontece vou dar um pulo no tempo e postar sobre uma banda do novo milênio.


                                           A banda Flanders iniciou sua carreira no início do ano de 2000 e deixo aqui registrado que é a minha preferida da nova safra de bandas autorais uberabenses juntamente com as bandas CxNxAx, Elemento Neutro e Nekrotério.

                        

Banda Flanders no início tocando no bairro Fabrício



                                  No início a banda era formada por: Paulo (guitarra), Fernando (baixo), Rafael (bateria e vocal), Gabriel (guitarra) e Felipe (bateria e vocal). Fizeram apenas uma apresentação com essa formação no festival UJRock com várias bandas como Oreia di Pau, Insatisfação Ostensiva, Abracadáver e outras na Concha Acústica no ano de 2000 mesmo. Após o festival, Fernando e Paulo saíram da banda ficando apenas um trio com Gabriel na guitarra, Rafael no vocal e no baixo e Felipe na bateria. O vocalista Zoreya passou pela banda nessa época mas acabou dando prioridade pra banda Abracadáver.



UJRock


2001


                               Após vários ensaios com essa formação e apostando num som crossover a la DxRxIx a banda teve um breve período com Thiago (R.I.P.) na segunda guitarra, onde em um show na pastelaria do Waldones (ex-Seu Juvenal) tiveram seus instrumentos apreendidos pela polícia, fato esse noticiado pelo jornal na época. Saiu Thiago e Marcos “Pimpão” entrou na banda para ser o vocalista.

 Pimpão                                                                                       Xeroso



                                 Logo após a entrada de Marcos o excelente pianista e guitarrista Lucas (Xeroso) assumiu a guitarra solo e com o quinteto formado foi lançado um primeiro CD ao vivo tocado na extinta Periferia Cultural em 2003 em um show realizado junto com as bandas Seu Juvenal e Acidogroove.


 
Atitude (Flanders / Acidogroove / Seu Juvenal)   Fevereiro/2003




2003







                                 A banda Flanders fez várias apresentações em Uberaba e além de tocar em festivais juntamente com as bandas da geração deles, também ganharam o respeito da velha guarda do rock uberabense participando de festivais importantes na cidade. Após muitas apresentações em diversas cidades como Uberlândia, Araxá, Araguari, Sacramento..., a banda entrou em estúdio pela primeira vez no final de 2004 e gravam seu primeiro trabalho.

Banda Flanders em 2004

                                   Em 2004 os Flanders entraram em estúdio e gravaram o álbum intitulado de “100% REPUGNANTE” que foi lançado no Atho’s Pub com a presença da banda D.F.C. (Brasília), Pastilhas Polegarinas e SDC em 2005.


Flanders lançando o CD "100% Repugnante" na Atho's Pub em 2005







Flanders




A banda já dividiu o palco com diversas bandas do cenário independente brasileiro como: Sociedade Armada, Lobotomia, Angel Butcher, Ação Direta, Uganga, Krow, Seu Juvenal, Calibre 12, Nitrominds e D.F.C.


2005











II Udi Rock Scene (Uberlândia) 2007



Pimpão / Gabriel


                                   No ano de 2007 gravaram o segundo CD “Sempre se pode fazer mais” que conta com a produção de Líbio “RIP” (ex-Nada a Lembrar, ex-DCV, ex-Olorum e ainda ex-Roadie das bandas Seu Juvenal e Uganga). Esse CD só foi lançado de forma virtual. colocarei ele aqui para download
com capa.


Líbio (boné vermelho) sempre acompanhando a banda




Tico e Teco (quem nunca se confundiu trocando o nome desses dois irmãos)



                                   No ano de 2007 logo após a gravação Felipe deixa de ser o baterista dos Flanders . A banda entrou em “stand by” por 2 anos e recentemente ensaiam e testam novos bateristas para uma nova formação.



Felipe








Nas guitarras (Xeroso / Gabriel)






Colocarei aqui os dois CD'S de estúdio da banda Flanders para DOWNLOAD:




DOWNLOAD CD "100% REPUGNANTE" (2005) :   http://www.easy-share.com/1912182465/Flanders.rar








Fica aqui registrada uma banda da nova safra uberabense que faz 1 década e para vocês em notícia de primeira mão o baterista Caio do Olorum vai começar a mandar um som com os Flanders. Na minha opinião Caio é o baterista perfeito para ocupar a lacuna deixada pelo Felipe.



 
Colaborou nessa postagem Rafael



                                                                      "Quero deixar aqui meu depoimento que desde quando vi e ouvi a banda Flanders pela primeira vez fiquei fã na hora. A banda Seu Juvenal dividiu o palco com eles inúmeras vezes e posso dizer que todas as vezes que tocamos juntos eles sempre estavam descontraídos e receptivos, quando a banda sobe no palco não está pra brincadeira, rasgando riffs e solos com uma cozinha pesada e letras de protesto na minha opinião das melhores já feitas aqui na terra do zebu. Valeu Flanders, como seguidor da banda aguardo o retorno"


Rafael e Gabriel atualmente

















Vou encerrando por aqui essa postagem e deixar registrado esse video da banda Flanders tocando no Atho's Pub no ano de 2005 e garanto que os rockeiros da cidade sentirão falta da época em que o underground lotava uma casa de show, tínhamos isso todos os finais de semana, era o nosso espaço, as bandas tocando, rodas de pogo, mosh, suor e cerveja. E desde de 2007 que observo que pouco se tem feito pelo underground, e agora José?

Resposta: "Temos a patrulha do silêncio fechando locais que abrem espaço pra bandas pesadas, interrompem ensaios que eram normais na cidade até alguns anos atrás, temos donos de estabelecimento fechando as portas pra bandas que já são reconhecidas fora de Uberaba, temos uma atual juventude manipulada pela mídia que curte um "rock" colorido, ridículo e estereotipado, não vemos mais o surgimento de bandas autorais. É mais fácil você assistir um show de uma banda uberabense fora da cidade do que vê-la aqui na zebulândia".

Como ouvi a banda Flanders a tarde inteira resolvi deixar aqui o meu protesto também, como diria o mestre Raul Seixas: "Eu também vou reclamar !!!!" 

10 comentários:

  1. lindo Post Tito... os videos saum de arrepiar... da saudade mesmo... =//

    ResponderExcluir
  2. Nooossa! Que demais! Bate até um aperto no coração, foi uma época massa demais na minha vida! Altas fotos que eu tirei na postagem!
    Bom demais Tito! Eu não via a hora de aparecer as bandas dos anos 00 aqui, que foi quando eu comecei a acompanhar o rock uberabense de perto. Perfeito! Perfeito! Perfeito! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Poutz, não cheguei a viver certa parte disso pq era mto pirralha, como na época da Periferia Cultural, q eu tinha uns 12, 13 anos, mas tinha acesso às fitinhas VHS dos Flanders tocando lá e piraaava de vontade de ir ver. Mas ainda deu p/ curtir grande parte da época q sempre tinha a Athos às sextas/sábados e os HC aos domingos... Sempre tinha espaço pras bandas fodas e p/ quem curtia... Isso faz MUITA falta... Não é possível q Uberaba tenha regredido tanto! :~~

    Parabéns pelo blog, pela iniciativa e por não deixar q essa história morra...

    Abraço...

    ResponderExcluir
  4. puta merda! quando eu tava começando a curtir as podrera sonora era na época q eu ia nos fest que rolava flanders.
    tb tava ansioso pros post dos 00's
    nostalgia total!

    ResponderExcluir
  5. ducaraleo! lembro desses mlks de fralda, já peguei no colo. ahsdhsduahhdsasda... hoje tão grandes, mas continuam usando fralda do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  6. Pois é! Curtia demais os Flanders, uma pena a banda ter acabado, sou a favor de um retorno, em?!


    Um errata Tito: A Pastelaria Atitude, tbm era da Cleidoca. Me lembro muito bem daquele episódio, tentaram de mil maneiras nos acusarem que estavamos errados, como eram leigos. Uberaba como sempre ainda cheia de coronéis belzebus.

    ResponderExcluir
  7. Nuuu é memo hein Cleidoca vc era sócia do Waldones na pastelaria. Flanders é clássico uberabense, e logo estarão com uma sonzêra nova por aí...

    ResponderExcluir
  8. Vamo começa a ensaiar com músicas novas e pretendemos fazer um show ainda esse ano pra comemorar os 10 anos.

    ResponderExcluir
  9. eu tinha que assistir alguns shows do flanders segurando o bumbo pra ele não andar pelo palco.

    uma das melhores bandas de h.c. e crossover, junto com a.i.p. do brasil inteiro. sem exagero.

    foda esse post titão.
    saudade dos flanders.

    ResponderExcluir