terça-feira, 16 de novembro de 2010

Kretinu's

Com vocês, os Kretinu's



                                        Voltando as postagens sobre as bandas de Uberaba, vou recomeçar com uma banda formada por amigos e quem conhece os caras sabe do que eu tô falando. Os Kretinu's sempre estiveram envolvidos com o teatro e a criatividade dos caras nas letras na hora de fazer uma gozação é impressionante. Contemporâneos da banda Mamonas Assassinas, podemos perceber algo desse humor nos Kretinu's com a diferença de que as letras falam do dia a dia deles aqui em Uberaba mesmo.

                                     A banda foi formada em 1996 na cidade de Uberaba/MG por Christiano Kokada, pelo baterista Ébane Falconi e pelo guitarrista Fernando Aipim. Começaram tocando suas próprias composições tranquilamente até serem expulsos da sala da casa do baterista que era onde ensaiavam. O estilo era para ser rock, mas como ninguém sabia tocar nada direito, a banda fez alguma coisa que era uma mistura aproximada de Rock n’ Roll, Punk Rock e muito barulho mesmo.



Kokada


                                  O destaque ficava por conta das letras, que pareciam terem sido compostas ou por uma criança, ou algum fugitivo do sanatório, de tão profundas que eram. Em uma destas letras surgiu o primeiro nome da Banda: “Kroquetes Mal Passados”. As melodias das músicas também merecem destaque: por mais que se tentasse, elas sempre ficavam incrivelmente parecidas umas com as outras.

                                Com o passar do tempo, a banda começou a desenvolver novos ritmos, arranjos e melodias, porém sempre com o mesmo estilo satírico nas letras que retratavam o lado irônico do “empolgante”cotidiano de um grupo de adolescentes que não tinham muito o que fazer além de serem obrigados a irem ao colégio, jogar futebol e levar fora das garotas.


Kenny, Kokada, Dunga, Ganso, Robinho "Will"

 

                         Nesse meio tempo, a banda conseguiu alguns fãs, entre eles um em especial que ia sempre a todos os ensaios, sabia todas as músicas, era primo do baterista e arranhava um teclado. O resultado não poderia ser outro: Tutu Carbajal, foi o primeiro fã da banda e se tornou músico da mesma.








                      Nesse período a banda passa por reformulações, saindo o primeiro guitarrista Fernando Aipim, que nos deixa sua última contribuição: o nome que a banda adota até hoje: KRETINU’S.

                        No lugar de Fernando, entra Cristian Ganso na guitarra, porém ele não chega sozinho, traz seu primo Robson Magrello, experiente músico que tinha por instrumento uma meia lua. Christiano Kokada assume a guitarra solo e os vocais e Robson Magrello cansando de tocar meia lua, comanda o contra-baixo.

                        É nesta época que os Kretinu’s decidem além de suas próprias canções tocarem covers de bandas que tinham a ver com seu estilo. A banda começa a se apresentar em festas, bares, boates, circos etc; mas sempre conservando suas características iniciais.


Ensaio no galpão do Hugo (batera)

Kretinu's

                            É também neste momento que os Kretinu’s gravam “caseiramente” suas próprias músicas numa fita demo chamada “Carne de Pescoço” que toda família e amigos adoraram. 
                                
                                 Mais a frente juntando alguns trocados dos próprios integrantes, a banda grava o single da música “O Gordo”, que chega a ser bem executada em rádios comunitárias de Uberaba.

                                            Vou postar essa demo aqui graças a Edinho "Zacca" (Seu Juvenal) que sempre foi fã da banda, inclusive contrariando os próprios Kretinu's que acham que é gozação até hoje, nem os caras da banda tinham essa demo. Depois conseguiram gravar um CD em que realmente a qualidade ficou melhor, porém não gravaram todos os clássicos, na demo tem mais músicas. Colocarei a demo e o CD aqui pra download.


A primeira festa que a banda tocou na cidade em 1997


"A primeira festa em que a gente tocou se chamou The Crazy Party!
Ahh!!! mas só que foi um fracasso! Não chegou a ir umas 100  pessoas
fazia um frio desgraçado e os caras nao pagaram a gente até hoje!
Pra compensar a gente pegou um monte de cerveja e saiu fora!
kkkkk!" (Ganso / Kretinu's)





Festival Brasil 500 Anos


                           Já no ano de 2000 a banda participa do Festival Brasil 500 Anos promovido pela Fundação Cultural de Uberaba, concorrendo com artistas de norte a sul do país. Um fato pitoresco aconteceu neste festival, a banda decide concorrer com o nome de Senhor Burns, em homenagem ao personagem dos Simpsons; o objetivo era evitar algum efeito pejorativo juntos aos jurados do Festival por causa do nome Kretinu’s. 



Ganso, Kokada e Will no embalo dos anos 60


Favela Chic


Grupos de Hip Hop / Seu Juvenal / Kretinu's / Elemento Neutro / Outros



                        Já no ano de 2001, os Kretinu’s tocam na Praça da Concha Acústica pra fazerem com a Banda Erva Matt o lançamento do “CD Demo” dos grupos e participam do Festival Rock Street de Uberaba. Nos anos de 2002 e 2003 a banda se apresenta em bares, festas e projetos alternativos como a Periferia Cultural em Uberaba. Em 2004 os Kretinu’s participam do Iº FEMEU – Festival de Música Estudantil de Uberaba, promovido pelo CENEG.



Eliminatórias da derradeira edição do Rock'n'Street realizado pelo Léo Punk em 2004



                         Hoje o estilo da banda conserva o Punk Rock, mas junto a ele se agregaram o Surf Music e o Rock dos anos 60 como Beatles, Elvis, Beach Boys etc. Nos shows da banda além da energia dos músicos e empatia com a platéia ficam claras as diversas influências sonoras e artísticas num repertório que vai de Elvis a Ramones, passando por Raul Seixas até U2. 

A formação atual dos KRETINU’S conta com: 

Christiano Kokada (vocal), Cristian Ganso (guitarra base/vocais), Robson Magrello (baixo/vocais), Hugo Dunga (bateria) e Kenin Storvado na guitarra solo.

















A banda Kretinu's entrou em recesso no ano de 2009 e a formação continua a mesma, logo que tiverem músicas novas voltam pros palcos uberabenses. Por mais que eles não acreditem cultivaram um público que curte o som próprio deles, só que eles acabam tocando mais covers do que músicas próprias nos shows, o que no meu ver tá errado, acho muito original o som dos caras e muito divertido. 

 A banda tem um CD que foi gravado super caseiramente lá no Leandro Bicudo (batera) irmão do Carlão da Troll, que tem umas músicas diferentes da fita demo e Ganso nos conta uma história que aconteceu nodia da gravação:

"CARA NO DIA QUE A GENTE FOI GRAVAR AS MÚSICAS NA CASA DO LEANDRO BATERA,
A VARIANT AZUL (TROVÃO AZUL DO KOKADA) TAVA COM OS EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS TODOS
RAPAZ, E O KOKADA SEM CARTEIRA....
ADIVINHA CAÍMOS NUMA BLITZ KKKKK....
MAS O LOUCO DO KOKADA QUANDO AVISTOU OS GUARDAS DEU RÉ E OS PM FORAM
ATRAS DA GENTE....
RAPAZ CONSEGUIRAM  PEGAR  A GENTE RAPIDINHO KKKK
OS CARAS DESCEERAM COM AS ARMAS NA MÃO;
A SORTE QUE O CHEFE DA BLITZ ERA DA BANDA DA PM, E FICOU COM DÓ DA GENTE
E SÓ PRENDEU O CARRO...... BUA BUA ....KKKK
RESULTADO TIVEMOS QUE IR GRAVAR OUTRO DIA.... 
AH QUEM TOCA BATERIA NAS MÚSICAS DO CD É O PRÓPRIO LEANDRO,
O TECLADO É O NOSSO ANTIGO TECLADISTA MESMO  O TUTU".


Amizade e Rock'n'Roll



Robinho e Kokada fizeram um boneco do Ganso no palco quando ele tava doente pra se sentirem menos sozinhos



It's Only Rock'n'Roll 3  (2007)






DOWNLOADS:










Kretinu's 


Robinho e Ganso rachando o bico


Fica postada aqui mais uma banda formada na década de 90 e que já tem 14 anos de rock'n'roll, quero agradecer ao meu amigo Ganso que colaborou nessa postagem e também o Edinho que disponibilizou a fita demo dos caras "Carne de Pescoço", tá tosca a gravação, tá, mas dá pra ter uma noção da diversão que é a música dos Kretinu's, no CD percebe-se a evolução da banda. Valeu e fiquem com uma foto em homenagem aos 6x1 do USC em cima do Villa Nova ontem, com esses 4 torcedores que já são lendas do rock'n'roll uberabense:


DJ Nilsinho "Heavy" / Nelson Flash / Ganso / Roger



6 comentários:

  1. rapaz, eu estava tentando lembrar o nome da banda e você postou aí "erva matt".. me lembro bem de ter gravado uma música deles numa fita cassete quando tocou na rádio, mas perdi e não me lembro nem como começa a música.. só lembro que era sobre uma tragédia parecida com romeu e julieta hahaha, algo assim! Me consiga isso novamente!!!!!!!!!!! =D O blog está cada dia melhor! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, eu tbm sou fã dos Kretinu's, acho o som muito original e divertido, e me sinto orgulhoso de ter visto de perto o nascimento e a evolução da banda.
    Abraço pra vcs. e parabéns Tito pela postagem.
    Está demais

    Cblau TROLL

    ResponderExcluir
  3. Eu ví duas apresentações dos caras e pirei. Ao mesmo tempo que curtia um punk rock rachava o bico de rir. Et de Varginha e Shool is one hell pra mim são as mais clássicas. Mas os caras parece que não gostavam que rissem deles nos shows não. As vezes achava que eles tinham um complexo sei lá. Acho que teve até uma epoca que eles mudaram o nome pra tentar ficar sério e tal. Mas não tem jeito não .. o negócio deles, mesmo sem querer, era punk rock brasileiro tôsco mesmo. E pra falar a verdade, quando eles tentavam ficar sério ficava mais engraçado ainda kkkk Longa vida aos Kretinus!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Boas histórias como sempre! PARABÉNS MANO!

    ResponderExcluir
  5. A maior mancha na carreira dessa banda sensacional é o fato de eles terem parado de tocar o hit "ET de Varginha", que é o maior sucesso da vida deles! Vai entender!

    Excelente post!

    ResponderExcluir
  6. ADOREI REVER O MEU AMIGO GANSO........ PARABENS A TODA TURMA FICOU OTIMO

    LOURDES

    ResponderExcluir