terça-feira, 1 de junho de 2010

Odd Melody


Manu "Joker", Vanir, Ronaldo, Valdão


                     Em 1990, eu recém chegado do interior de São Paulo, com visual ainda headbanger e totalmete urbano,  posso dizer que não me agradou muito a idéia de ter primos "chapeludos" e os constantes passeios em fazendas, enfim, tudo era muito diferente e eu não estava curtindo aquilo, tive que sair pra rua e ver o que rolava nos finais de semana, mais uma vez fiquei decepcionado... Até um dia que vi um baixinho cabeludo de visual com uma guitarra nas mãos descendo a rua João Pinheiro, o nome do cara é Vanir, ele me chamou pra eu ir na casa dele, ouvir um som e tocar algo, de cara ele manda Eruption (Van Halen), foi foda porque nem em sampa eu tinha visto neguinho tocar daquele jeito, comecei a me sentir em casa...Ele colocou um video da banda Triumph e começamos a trocar idéia, me falou que tinha uma banda com o ex-baterista da lendária banda mineira Sarcófago mais conhecido como M.Joker, eu nem botei fé, porque vi todas as bandas nervosas de metal da década de 80, várias mesmo, mas nunca tinha visto o Sarcófago e sempre curti o som deles. Fui convidado para o ensaio na república onde a banda dele morava no bairro São Benedito e chegando lá conheci o Manu e de cara começamos a falar sobre música, era o cara mesmo e também era recém chegado da cidade de Araguari/MG, tomamos todos um goró que tinha na geladeira que só continha garrafas e o ensaio foi muito massa !

                       A banda em questão se chama Odd Melody, nome dado pelo ex-baixista Maurílio e foi formada em 1989. Os integrantes da banda eram: Ronaldo (vocal), Vanir (guitarra e teclados), Valdão (baixo) e M.Joker (bateria), formação essa que gravou em 1990 a primeira demo intitulada de "The First Melody", que Manu define como: "uma mistura de thrash metal, progressivo, solos de guitarra com arco de violino, teclados, vozes guturais, improvisações e uns falsetes muito chatos".      
                    Na mesma época por uns dias Manu foi recrutado para o Sarcófago novamente para abrirem 3 shows da banda DxRxIx em São Paulo. Em 1990 a banda faz um show em Uberaba juntamente com as bandas Alkimia e FOG.

                             Em 1991 mudanças na formação saí Ronaldo e entra Riti Santiago (ex-Chirrosis e futuro baterista da banda brasiliense de rap Câmbio Negro). No mesmo ano gravam a segunda demo intitulada de "The Second Melody" no estúdio Avlan (Uberlândia) e por curiosidade a guitarra usada foi a mesma Jackson que o Wagner usou na gravação do Rotting (Sarcófago). A demo foi destaque na seção de demos da revista Rock Brigade que falou bem da banda na época e os comparou a banda Marillion, o único registro dessa demo está em uma fita de rolo em propriedade de Vanir que depois de passar anos morando na Inglaterra volta pra Uberaba para alegria de Manu que em texto no Fanzine Páginas Vazias deixou seu recado: "Aí seu nanico, tô na sua captura, ouvi dizer que você está voltando pra Uberaba, nem sonha em voltar sem essa demo, mano!
                          Bom, há duas semanas atrás registrei no Aerobar, Vanir e Manu acertando de como farão as cópias dessa demo rsrsrs, quando sairem da fita de rolo prometo postar aqui em mp3.
                    
Colocarei mais 5 fotos agora que mostram Manu e Vanir atualmente, os dois estão envolvidos com música até hoje e ainda com muita lenha pra queimar.
 
Vanir em estúdio na Inglaterra com a banda Winter's Eve

Vanir com Joe Satriani na London Guitar Show

Manu "Joker" vocalista da banda mineira Uganga

Manu saudando o público chileno no Black Shadows Festival Santiago Chile em 2007 no show do tributo a banda Sarcófago que abriu para a banda Possessed



Manu com Jeff Becerra (Possessed) juntamente com a banda tributo ao Sarcófago e Monejo (Monejo Records/Chile)







 

3 comentários:

  1. PÔ MANO, SEM PALAVRAS CARA! MUITO FODA MESMO, LEMBROU AT[E DA GELADEIRA CHEIA DE GORÓ, ÁGUA E NADA MAIS HUAHUAHUAHUAHUAHUAUHAUHA

    MANU (UG/AB)

    ResponderExcluir
  2. Pooo Velhinho!!!
    Como disse o Manu, sem comentarios... voce se lembrou de tudo... eu nem me lembrava de todos esses detalhes... Que Saudades!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa, Tito! Uberaba precisa mesmo de mais divulgação rockeira! Abraço, Ana do Megalozebu

    ResponderExcluir