segunda-feira, 31 de maio de 2010

Kaostrofobia


                       Foto: Lukão, Syd, John, Peron e Mizac  (1989)


                       Para começar a falar da década de 80 começarei pela banda que fugiu do estilo metal que até então era o que rolava na cidade. Podemos dizer que a banda Kaostrofobia foi a primeira banda punk rock que surgiu na terra do zebu. Nessa foto temos integrantes da banda panfletando no mercado municipal em frente ao famoso bar do Braz no dia 07 de setembro e juntamente com Diamantino (atualmente na banda DCV) e Renata intitulavam o movimento de anarcopunk de Uberaba.

Mizac Limírio (guitarra) / Luciano Bittencourt (vocal) - julho de 1990
                 
                       Em 1988 Luciano Bittencourt conhecido como Syd, vocalista, compositor, atualmente jornalista (ex-Kaostrofobia, ex- Os Donátilas Rosários, ex-Larica Existencial e ex-Seu Juvenal) juntamente com Mizac (guitarrista e artista plástico atualmente) e Zé Gé (atualmente baterista da banda DCV) formaram a banda "PODRES DE UTOPIA", faltando um baixista para o posto como o próprio Syd define em um texto: " pois não conhecíamos ninguém que tocasse o instrumento, gostasse de punk rock e tivesse um equipamento para ensaiar".




                       No ano de 1989 Lukão substituiu Zé Gé e finalmente conseguiram um baixista ficando o posto para Sandrão Goiabada e mudaram o nome para Kaostrofobia, as influências eram Extreme Noise Terror, Brigada do Ódio e Crude SS. Por isso, se intitulavam como hardcore noise, hoje denominado crust punk. Músicas inaudíveis de 3 a 15 segundos. Fora o baixo - que passou na mão de dezenas de pessoas -, o trio Luciano-Lukão-Mizac sempre esteve à frente da banda, que terminou em 1994, depois de muita polêmica em apresentações, encontros e outros eventos.




                       Eu vi uma apresentação da banda no final do ano de 1991 na antiga UEU onde é o Codau hoje na Governador Valadares e posso dizer que foi umas das apresentações mais punks que já vi na vida, muito tosco e nervoso como deveria ser mesmo.




                       Os integrantes levavam ao pé da letra a filosofia do "punk gonzo" e na metade da década de 90  a banda passou a ficar sem espaço para tocar, Syd encerra em texto o final da banda  "a idade avançava proporcional à responsabilidade, partimos em busca de outros caminhos". E assim a banda foi a pioneira para as bandas autorais de punk que viriam na década de 90, eu mesmo entrei na banda Seu Juvenal quando o Syd dividia os vocais com Hildão (ex-Seu Juvenal).


                       Em um texto da trama virtual Syd deixa uma observação:  Eu perdi minhas antigas fitas K-7, por isso se alguém tiver algum registro,  por favor entre em contato! Para quem ficar curioso do que se tratava o som dos caras colocarei aqui a música Charada Cética 2 que se transformou em "A Resposta" música de Luciano Bittencourt que fez parte do primeiro cd da banda Seu Juvenal de 2004 intitulado "Guitarra de Pau Seco".


                      Para os amantes do punk rock e HC uberabense fica aí registrado o momento em que o estilo deu os seus primeiros passos.





                      DOWNLOAD da música "Charada Cética 2" (Luciano Bittencourt/Kaostrofobia) intitulada de "A Resposta" com a banda Seu Juvenal http://www.4shared.com/mp3/00y3bvgb/Seu_Juvenal_-_A_Resposta.html

5 comentários:

  1. só por curiosodade, as panfletagens no mercadão eram do q a gente chamava de movimento anarcopunk de uberaba, q ainda tinha eu e a renata (minha exmulher).
    e onde é a codau, era a UEU, e não une
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu Guilherme, cara vou acrescentar essas informações no texto agora
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Porra guilhermito, nesse dia 7 de setembro bixo... do que ce acha que a gente panfletou a respeito?

    ResponderExcluir