sexta-feira, 2 de julho de 2010

Somos os anos 90





                     Dia desses eu fui tirar uma foto de uma pichação que deve ser uma das mais antigas de Uberaba na rua Antônio Moreira Carvalho (Boa Vista) que anuncia um show das bandas FOG e Alkimia em 01/12/1989 no TEU, vou colocar aqui como uma homenagem a transição da década de 80 para a de 90.
                     Bom, a última banda que postei aqui da década de 80 foi a banda Krofader e rolou um intervalo para divulgação de shows e trabalhos recentes das bandas uberabenses... Farei postagens sobre as bandas Kreddo e Alkimia assim que o material estiver pronto, fechando as postagens da década de 80. Como estou com um material da década de 90 engatilhado, não farei mais cerimônias.

                    Bem no início do ano de 1990, me mudei para Uberaba e faltava eu completar o terceiro colegial, minha mãe quis que eu estudasse no colégio onde ela estudou quando adolescente, o nome do colégio era São Judas Tadeu e logo no segundo mês de estudo conheci os irmãos Marco e Márcio Fidélis recém chegados de Ribeirão Preto. Eles tinham uma banda que se chamava Alerta Geral juntamente com os irmãos Juliano e Fabiano e uma música deles autoral, bem pop mesmo, na época tocava na rádio sete colinas, achei aquilo interessante, não tinha ainda achado uma banda de rock mais pesado sobrando uma vaga e aceitei a vaga de baixista já que estavam precisando e mesmo sabendo que a banda era pop rock  ainda tinha um detalhe, eu não entendia bulhufas de rock nacional, já que eu só ouvia pedrada até então. Me esforcei,  peguei uma coleção de vinis deles de rock nacional e fui tirar aquelas músicas, passei o ano de 90 tocando com eles e toquei em festas de 15 anos na época, tocando os clássicos do rock 80 nacional (hilário, ainda ganhava uma grana...). O radicalismo ia cedendo espaço pra música no geral, mas eu ainda encontraria músicos pra fazer som próprio e quanto mais underground fosse pra mim seria melhor eu já tava de saco cheio de ficar tocando cover, hoje toco cover quando é preciso, e tocar The Stooges e Rolling Stones com a banda Seu Juvenal ou Motörhead e Hellhammer com a banda Angel Butcher é muito bom, porque são bandas que ouço e tem mais a ver com o lance de fazer um tributo...

                  A primeira vez que subi em um palco em Uberaba foi em 1990 e não foi com a banda Alerta Geral e sim com um guitarrista conhecido na cidade, o nome dele é Waldemar Weitzel, eu estava comendo um cachorro quente no lanche do Japão e conheci um baixista com o nome de Hudson, a gente começou a falar de música e ele me chamou pra ir ver um amigo dele tocar em um bar na rua Manoel Borges, nem lembro o nome do buteco, chegando lá conheci Waldemar e falei que também tocava, ele tinha um violão e uma guitarra em cima do palco, lembro como se fosse hoje, ele me chamou no palco e mandei com ele Stairway to Heaven (Led Zeppelin) e Cocaine (J.J Cale) / regravada por Eric Clapton, mais tarde conheci a banda Flowers e essa já é outra postagem. Esse video postado é  uma apresentação do Waldemar em 25/05/2010 no Conservatório Renato Frateschi, deixo aqui como uma homenagem a ele que me deu a oportunidade de subir a primeira vez num palco em Uberaba e ao excelente músico uberabense Josué de Souza Silva que nesse video aí está no piano / teclados e veio a falecer em um acidente de moto dois dias depois dessa apresentação, a cidade perde um grande músico, eu mesmo sinto falta das notas que saiam do saxofone dele nas manhãs de terça feira no conservatório, completam a banda Camelo e Maldito.



          Waldemar Weitzel e Banda - Hoochie Coochie Man - Muddy Waters / Willie Dixon 25/05/10


                 No início de 1991 fui obrigado a fazer o exército e no tiro de guerra conheci um cara de poucas palavras igual eu era na época e fui fazer amizade, o cara também era músico, o nome dele é Carlos Valeriano (Neca, professor do conservatório), comecei a conviver com ele no tiro e numa tarde na casa dele a gente curtindo um Jimi Hendrix me aparece um cara que eu já tinha sido apresentado no colégio pela minha irmã Anne e que tocava guitarra, mais conhecido como Marquinho (ex-Ganga Zumba/UGanga e ex- DCV), ele estava formando uma banda e foi perguntar para o Neca se ele conhecia um baixista, Neca olhou para o lado e falou: “Achou um agora rsrsrs”, era eu mesmo o indicado... A proposta dos caras era fazer rock nacional anos 80 (novamente) e rock anos 70, lá fui eu conferir o ensaio, curti mandar um som com eles e estava formada a banda Epílogo que durou até o dia que o baterista Pardal mudou da cidade.

                Através dessa banda conheci mais músicos na cidade além dos que eu já citei aqui nas postagens, inclusive os irmãos Zacharias (Seu Juvenal) que tinham uma banda que se chamava Mickey Mouse Exterminator e o pessoal do Raul Cover que ficou bem marcado na época... Em Uberaba as bandas covers é que dominavam os bares, festas até meados de 94... Casas como o The Bar e dois bares da galeria Souk Marrakesh sendo que um deles era da família do baterista Capucci (que tocava em bandas de cover) e o falecido Bar do Braz no mercado municipal que abriam as portas para música própria...


             Big Party com as bandas D.O.T / Troll / Nuts  


                 Poucas foram as bandas que estavam fazendo música própria até o ano de 1995 fora as já citadas aqui no blog, cito entre algumas delas três que mobilizaram forças e realizaram na época na boite Templum a festa “Big Party” eu estive lá nesse dia com meu falecido amigo Juliano e tomamos uma garrafa de conhaque domecq, ficamos bem altos e lembro que Nuts, D.O.T., e Troll fizeram uma noite de muito rock e peso mostrando que o rock autoral independente também poderia ter seu espaço na cidade.  A banda Nuts pode se dizer que é a semente da banda UGanga e a banda D.O.T. a semente da banda Seu Juvenal, a banda Troll segue até hoje com Juninho e Cblau em São Paulo. 



Desenho de Mauricio do Vale (1996)


                        Em 1995 o festival Rock’n’Street realizado pelo policial Johnny com a ajuda do Léo Punk, fez com que diversas bandas de som próprio aparecessem na cidade, postarei aqui sobre os três rock’n’street e sobre várias dessas bandas. Esse festival foi muito importante pra tudo que acontece hoje em dia com as bandas independentes da cidade, inclusive uma coletânea foi produzida pelo Léo Punk anos mais tarde com as bandas UGanga, Equales Band, Seu Juvenal, Acidogroove, Voodoo e 3DFato. Bandas que estão sendo reconhecidas hoje em dia tiveram seus integrantes tocando nesses festivais.





CD Coletânea Rock'n'Street



                              São muitas as bandas formadas de 90 adiante em Uberaba, não vou me restringir muito na sequência certa de aparecimento dessas, mas terá uma ordem lógica pelo menos. Lembro-me de quase todas as bandas dessa época, se vocês tiverem material (fotos, flyers, demos, enfim...) me enviem para alextmota@yahoo.com.br que serão bem vindos os materiais, aos poucos estou entrando em contato com pessoas das bandas para conseguir materiais que não tenho e logo já começarei as postagens e aguardem para conhecer o rock 90 da terra do Zebu, rock esse que alavancou algumas bandas que estão na ativa até hoje...



                         Colocarei 2 músicas aqui para download, uma música da banda Seu Juvenal gravada no estúdio BeBop em Sampa com a produção do Juninho (Troll) que se chama “Coroné Belzebu 2” ela fala sobre os anos 90 e toda a nossa indignação com o poder dos coronéis na terra do zebu, foi gravada com a quarta formação do Seu Juvenal que tinha além de mim no baixo, os irmãos Zacharias (guitarra e bateria), Hildão nos vocais, Arthur Tito Mota no trumpete e Léo Brasil na segunda guitarra.


CD Demo "Guitarra de Pau Seco" gravado em São Paulo

DOWNLOAD da música "Coroné Belzebu 2" (Seu Juvenal):

                       





                    A outra música é da banda Nuts da primeira demo Racelifend de 95, música essa que também entrou na coletânea Colcha de Retalhos, nome esse dado por Manu pra coletânea devido a ter duas bandas de pop rock, inclusive uma delas se chamava Vento Livre e tinha o vocalista Dênis (Outubro), uma cantora de MPB e mais a banda Nuts que era formada nessa época por Manu (bateria), Paulo Moratelli (vocal), Pacheco (guitarra) e Mozart (baixo), talvez tenha sido o primeiro cd coletânea prensado profissionalmente na época aqui no triângulo. Confiram, e obrigado a todos que vem acompanhando o blog, valeu !!!!


Coletânea Colcha de Retalhos

DOWNLOAD da música "Modern Life-Idiot Life" (Nuts):











                                 

7 comentários:

  1. É como se o passado voltasse em nossas memórias em frações de segundos... muito bom poder relembrar passo a passo de toda essa energia, garra e dedicação! É o underground que poucos conhecem! Parabens por fazer parte tambem dessa história!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOMMMMMM to doido pra ver em detalhes as bandas DUCA...

    ResponderExcluir
  3. Mermão .. sem palavras pra importância de tudo o que vc está postando aqui .. seu blog está mostrando que por mais caótico que as coisas funcionavam na epoca, existia uma cena riquíssima em estilos .. cada uma das bandas chaves daquele período tinham um som bem específico bem diferente mas mesmo assim a gente se influenciava .. talvez até por isto que se tiver um blog só falando das tretas da epoca ficava do mesmo tamanho deste kkkk .. esta foto do outdoor do show do DOT / TROLL / NUTS é múi lôca .. rotatória da Santos Dumont com Santa Beatriz .. existe algum som do Alkimia gravado ?? .. ABÇS

    ResponderExcluir
  4. Incrivel, esta excelente espero ansioso as bandas, mas a ideias das tretas seia otimo, tomara que tenha alguma do troll pois como mudamos pra Sampa em 96 sei la AHUAHAUHAUAHU, vale tudo vamos nessa

    ResponderExcluir
  5. Saudações caros leitores do Blog!
    Venho por meio desta a dizer que em breve
    terás nestas paginas, relatos de minha banda que ai em Minas eras o comentado HELLFLAME,banda de Brutal Death dai de Uberaba, que se
    desfez por motivos óbvios!
    Motivos que levaram ao fim da banda,
    tais como sua história, do nascimento ao fim
    da que eras a única banda de Brutal Death dai
    desta City!
    Grato pela paciencia de todos e aguardem novas postagens!
    Renato (Kjartan - guitar/vocals)

    ResponderExcluir
  6. Valeu Maurício, Juninho, Zacca e Renato fazemos parte dessa história...Agora quanto as tretas concordo que rende páginas, tirando uma ou outra que se tornaram clássicas das que eu conheço e que provavelmente aparecerão aqui será alguma citação rápida e pronto kkkk.

    ResponderExcluir
  7. Tito, vc é foda! Cara vc tá garimpando cada coisa maneira! Nem lembrava, mas é verdade que o Manu deu o nome a coletânea! Foi um projeto meu que batalhei junto a Fundação Cultural. Eles diziam que não poderiam me receber então ficava sentado lá horas esperando até vence-los pelo cansaço. Fizemos 500 cópias! Eu acredito que seja o primeiro Compact Disc da história da cidade porque na época pensamos em fazer em vinil, daí alguém disse: "Façam em CD esse negócio de vinil vai acabar e o preço é o mesmo". Tanto que quando os cds chegaram, pouca gente tinha o aparelho, daí a gente corria um na casa do outro prá ouvir rssss. Outra curiosidade é que a capa foi feita pelo Josemar que hj é engenheiro e tocava no Defcom, uma das bandas do cd. A capa era toda colorida, mas por um erro na fábrica em SP veio desse jeito, como já estavamos "p" com o atraso de quase seis meses aceitamos assim mesmo e assim ficou... entrou prá história... abs Denis

    ResponderExcluir