domingo, 18 de julho de 2010

Big Party:  D.O.T. / Nuts / Troll







                                 Falta de espaço pra tocar, isso não é novidade nem nos dias de hoje, se vc faz rock, metal, punk ou os derivados desses estilos você já passou ou ainda passa por isso. No meu ponto de vista, o pré conceito e a falta de cultura da massa em geral é que faz com que os olhos e os ouvidos das pessoas travem, é muito mais fácil não pensar e ir no embalo da moda, ou acreditar que a letra da dupla de cowboys tupiniquins, ou as marionetes das gravadoras constantemente enfiadas goela abaixo nas mentes hipnotizadas pela mídia estão de posse da realidade em suas músicas.

                                Nessa postagem quero deixar registrado o porque que somos undergrounds, a massa sempre nos viu e nos vê como marginais, somos rockeiros, tatuados, maconheiros, etc... e os espaços se fecham, as portas não se abrem, tudo é mais difícil e em Uberaba não poderia ser diferente, o aumento das bandas covers no início da década de 90 era significante e até os próprios rockeiros às vezes marginalizavam quem fazia composições próprias, imaginem quem nem ouvia som mais pesado. Bares como o The Bar, o Bar do Braz e a galeria Souk Marrakesh é que abriram suas portas para bandas de música autoral até a metade da década.


Rotatória da Santos Dumont com a Santa Beatriz       Foto: Manu


                                Nos anos de 94/95 três bandas estavam se destacando na cidade por suas composições próprias, eram bandas que subiam no palco e faziam um show só com composições próprias e um ou outro cover e não estavam nem aí para o que as pessoas estavam pensando sobre isso.


Manu da banda Uganga nos conta no Fanzine Páginas Vazias 15 como surgiu a Big Party:

                                “Em Uberaba vez ou outra tinha algo num bar mais afastado do centro que, após a terceira ou quarta noite com bandas era fechado pela polícia. Um que no pouco tempo de existência teve coisas interessantes foi o “The Bar”, próximo da Mogiana, onde várias bandas locais se apresentaram.”


                               “Devido a essa carência de locais pra tocar resolvemos unir 3 bandas e peitar o essencial “do it yourself” para realizar a nossa meta de fazer um show profissional com os grupos mais ativos da cidade: D.O.T., Nuts e Troll. Três bandas com estilos diferentes que estavam investindo em material próprio, lançando demos (na verdade a nossa estava para sair) e tocando com mais frequência pela região.”

                  
                              A Big Party aconteceu em uma casa de shows de nome Templum e na época me lembro da correria que o pessoal dessas três bandas fizeram, seria uma festa diferente do que as pessoas estavam acostumadas em Uberaba, 3 bandas underground tocando composições próprias para uma platéia bem eclética já que as bandas tocavam estilos diferentes.

D.O.T.: André leite (baixo e vocal) / Renato Zaca (bateria e vocal) / Edinho Zacca (guitarra e vocal) - (Big Party)

   
                              Eu estava presente nesse dia e lembro que a primeira banda a subir no palco foi a banda D.O.T. formada por Edinho “Zacca”, Renato Zaca e André Leite, que mandou seu som de protesto e fez formar uma roda de pogo na primeira música e foi até o fim despertando a curiosidade das pessoas presentes que não conheciam aquilo. A banda D.O.T. gravou duas demo tapes intituladas “O Evangelho Segundo D.O.T.” e “Segunda Demotape”, ambas contendo em sua maior parte músicas com letras de protesto com um humor inteligente, na postagem da banda colocarei as duas demos pra download.

                             A segunda banda foi a banda Nuts que subiu no palco moendo tudo, as composições dos caras agradavam a todos os presentes já que misturavam vários estilos do metal dentro de suas músicas. Manu nos fala sobre esse dia:

                            “Na sequência era a nossa vez e o pique foi mantido pela platéia que, apesar da veia mais metal das nossas músicas, permanecia agitando todo o tempo. 30 minutos de mosh, suor, pogo e cerveja que ficaram pra sempre na memória!”



Nuts: Césinha, Paulinho Moratelli, Manu, Pacheco - (Big Party) / ainda na foto em cima do palco no lado esquerdo: From Hell (Rodrigo) com a camiseta do Hellhammer e Valdão ao fundo de roadie da banda Nuts
                         

                           
                            Eu mesmo tava pirando na platéia e tomando todas com meu falecido e mal humorado rsrs amigo Juliano Roberto (ex-P.B.K., ex-Neurônios, ex-Seu Juvenal), batemos cabeça, descemos a botinada, a casa tava lotada foi uma noite com a casa pingando suor, realmente dava pra sentir que as coisas começariam a melhorar em Uberaba.


Augusto (Troll) - (Big Party)


                            A terceira banda a subir no palco foi a banda Troll que já estava lançando o seu primeiro CD, mandaram o seu hard rock anos 80 com a presença de palco mais do que alucinada de Junim que escorregava no palco de um lado pro outro fazendo a molecada presente delirar.

                           Uma noite onde os pré conceitos foram deixados de lado e todos souberam curtir os shows em paz sem essa de meu estilo é melhor que o seu, isso iria refletir em Uberaba até nos dias de hoje, o pessoal que curte som aqui na cidade é bem eclético. Por falar nisso uma pessoa importante pra esse ecletismo foi o Robinho com sua loja Rarus Discos que já aparece como um dos patrocinadores desde o Underground Festival de 92, sempre tendo variedades e aplicando novidades no pessoal, fora que influenciaria dezenas de adolescentes com seus produtos destinados ao rock'n'roll, bandas foram formadas em conversas de músicos na Rarus Discos, festas foram idealizadas, etc...logo farei uma postagem só sobre a Rarus Discos.


Cartão da Rarus Discos na época



                           Nos anos seguintes fomos salvos pelo festival Rock’n’Street e várias bandas de composições próprias apareceram, e além das edições do festival aconteceram muitas festas em chácaras, bares como o Jarbinhas, Pacheco, Caravelas, boite Hangar e pub’s como o Gaudi, Nativus, Mytho’s, Athos (esse chegou a ser o templo do rock uberabense).




Athos Pub


                       


                      Depois do fechamento do Athos Pub (hoje em dia Central Pub e só toca forró rsrsrs), a cidade ficou carente de locais pra se tocar, uma alternativa nos anos 2000 foi a festa União e as festas organizadas pelo DJ AS Junão (ex-Segundo Combinado), o München Pub abriu espaço, o Favela Chic também.

                      Há pouco tempo a música autoral tinha ganhado seu espaço novamente em um bar de nome Aerobar que foi interditado dias atrás pela polícia, em uma cena que não é novidade pra gente que faz som pesado, colocarei aqui uma foto da Letícia (Megalozebu) organizadora do evento tentando amenizar a situação no dia em que a banda Vandaluz (Patos de Minas) teve seu show interrompido. Há quem diga que o mandante da ação policial estava no local, já que de praxe ele estaria em outro estabelecimento menos cotado no dia atrás do balcão....... Não duvido que seja verdade...

Letícia no Aerobar após a chegada da patrulha do silêncio, mandando o seu recado no microfone




                                        Para finalizar essa postagem gostaria de homenagear dois amigos da música uberabense Renato Zaca e André Cabelo que na época tinham uma publicação com o nome de Radiação Cósmica Alucinante e abriram espaço para a cultura underground da cidade.


Capa do Jornal de Uberaba: "Radiação Cósmica Alucinante" - André Cabelo (ex-Nuts, ex-Outubro) e Renato Zacca (Seu Juvenal, ex-Mickey Mouse Exterminator, ex-D.O.T., ex-Cachaço Véio)

  








                                 As próximas postagens serão das bandas D.O.T. (Detonation of Travêition) / Nuts / Troll, marcando como as primeiras bandas que conseguiram divulgar seu trabalho além das fronteiras da cidade, seja tocando ao vivo, saindo em publicações, enfim, mostrando sua própria música e essas bandas foram se modificando e influenciando dezenas de bandas que apareceram na cidade e estão na ativa até hoje com a mesma correria:


D.O.T. > Os Donátilas Rosários > Neurônios > Seu Juvenal

Nuts > Ganga Zumba > Uganga

Troll até hoje na estrada com o mesmo nome



6 comentários:

  1. O melhor de tudo foi que com esse show descobri que temos q fazer nosso espaço na marra e para de reclamar, pois essa TEMPLUS so funcionava bem na TERÇANEIJA, nao sei se foi o Edinho q sugeriu esse show, so que nao tinha nenhum lugar pra fazer, e quando eu fui falar com o dono da boate ele riu e falou q la so rolava sertanejo, que o evento iria ser uma furada, mas a uniao das bandas mostrou q ele tava errado. foi fodaaa.
    O ruim é que mesmo assim hoje vejo uma rivalidade IDIOTA entre estilos e bandas que queira ou nao queriam poderiam se unir e misturar seus publicos. O egoismo e o ego de ser melhor que outra e o medo de perder algo que nunca teve, faz com que cada um caminhe sozinho com mais dificuldade do que unidas,
    falei d+

    ResponderExcluir
  2. FODA DEMAIS MANO! CARÁLHO E AINDA TEM O VALDÃO DE ROADIE NA FOTO DO NUTS HEHEHEHEHEH...BONS TEMPOS! PARABÉNS MANO!

    MANU (UGANGA)

    ResponderExcluir
  3. o cabelo vendia esse "RADIAÇÃO CÓSMICA ALUCINANTE" a cinquenta cents num bar de esquina que tinha no centro, lembram... tenho o meu até hoje. e...
    "mordida boa é aquela em que os dentes se encontram."

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post! Um ótimo histórico do rock independente em Uberaba. A procura por um local para os rockeiros continua. Não desistimos. A cidade não pode expulsar o rock. Cabe aos rockeiros não permitirem isso. Ainda bem que temos algumas pessoas empenhadas em organizar shows e festas, seja como for, seja onde for. Nesse histórico notamos que quando músicos de diferentes estilos se unem, e produtores também, as coisas acontecem. Algumas coisas não cheguei a conhecer, mas tenho saudade gigantesca do Athos Pub.
    Abraços

    PS: fica de olho na coluna do Megalozebu no Jornal do Triângulo

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar valeu Juninho por ter colaborado diretamente pra realização dessa festa que foi foda pra gente na época e vc está certo quanto a união de bandas de estilos diferentes no mesmo dia, sou a favor sempre para que isso aconteça...

    ResponderExcluir
  6. Valeu Manu, em breve a postagem da banda Nuts no ar, massa ter identificado o Valdão, nem dá pra sacar que é ele e nessa foto mesmo na frente dele no palco temos o From Hell novinho ainda com a camiseta do Hellhammer... Valeu From Hell (www.surtoirreal.blogspot.com), o Radiação Cósmica era muito massa mesmo. Valeu Ana por toda a força em divulgar o blog e legal saber que está curtindo.

    Abraço pra todos

    ResponderExcluir