terça-feira, 2 de agosto de 2011

Semana Cultural do Rock


                                 


                                              Nesta quarta-feira uma novidade no Teatro Sesi Minas, o Roger (Dubom Eventos e Escola de Música de Uberaba) está organizando a "Semana Cultural do Rock" que será realizada do dia 03 ao 05 das 19:00 as 22:00.


                                              Apaixonado pela música principalmente pelo rock e pelo metal, sempre apoiando as bandas uberabenses, Roger acerta a mão fazendo isso, porque o rock na cidade de Uberaba precisa ser mais respeitado e iniciativas como essa podem servir pra unir idéias e gerar debates sobre o assunto.




                                             Quem me conhece sabe também da minha paixão pelo rock aqui da cidade, sempre me surpreendo com um músico novo tocando por aí com talento de sobra. Por essa razão é que comecei a escrever o blog "Rock Uberaba". Cheguei de São Paulo em 1990 e aos poucos fui conhecendo os músicos na cidade, vi as bandas se formarem, também vi várias se desfazendo, vi poucas persistindo, e hoje temos várias, que vão aperfeiçoando o seu trampo com maturidade.






                                            Fui convidado pelo Roger pra participar e contar um pouco da história do rock Uberaba, estava me empolgando porque participarão amigos meus que também entendem do assunto, mas aí é que entra um ponto do qual não entendo até hoje na cidade, "falta de espaço".






                                           Porque o rock em Uberaba gera bastante banda e artista autoral de qualidade? 
Eu respondo pra vocês: "É porque temos que ser a contra cultura de uma maneira ou de outra, nós não aguentamos todos esses enlatados que a mídia insiste em divulgar esvaziando a mente daqueles que já tem pouco pra pensar", a cultura aqui da cidade é rural, isso explica o nosso sentido de contramão.




                                          Voltando na falta de espaço, temos hoje em dia na cidade a lei do silêncio, fica nostálgico os ensaios das bandas na década de 90, quando esses eram feitos nas garagens das casas dos músicos. Hoje prefiro ensaiar em estúdio, mas uma banda de amigos adolescentes que está começando poderia ter seu espaço na garagem sem serem importunados. Eu já precisei da mesma patrulha quando morava perto da Mogiana por causa do pancadão dos "carros boite" e nunca fui atendido pela madrugada.


                                          Quando alguém faz um festival ou consegue um espaço como um bar, se for de rock, o público começa o quebra quebra costumeiro do rock'n'roll. O rock é uma música enérgica e gera adrenalina. Isso gera prejuízo pra todos os envolvidos na história, ahhhh cheguei onde eu queria. Não estarei aí no Sesi justamente por um motivo desses, não me estendo, pois sou neutro hoje em dia porque continuo não concordando com boicotes a bandas de rock na cidade por culpa do público, o rock desde a década de 50 que gera quebradeira, a pessoa que cede o local tem que estar ciente disso, por isso que sou saudosista com a Atho's Pub, é disso, de um local como era a Atho's que o público uberabense precisa. Era um local onde todos se respeitavam, tinham os seguranças pra por ordem e dificilmente alguém quebrava alguma coisa. E o som rolava pela madrugada sem problemas.




                                          Penso que devagar vou colaborando em registrar e resgatar a história o Rock na cidade, não estarei presente, mas cedi ao Roger todo o direito de utilizar o blog na palestra e desde já fico torcendo pelo sucesso da "Semana Cultural do Rock". 


                                           Participem e fortaleçam o rock uberabense, o Roger tem muita coisa pra falar...

3 comentários:

  1. Parabéns ao Roger pela iniciativa. Digo aqui publicamente que bem lembro do Roger em meados da década 90 dando força pras bandas independentes e também as de cover, em uma época difícil de se conseguir locais pra shows de rock, salve caras como o Jarbinha's e Pacheco que sempre cediam os locais. Justamente disso surgiu a Dubom Eventos que muito fez e ainda faz pelo Rock da cidade. Roger tenho certeza que as bandas te agradecem até hoje pelos momentos nos palcos, e eu particularmente te agradeço em nome da banda Seu Juvenal os espaços cedidos. Vida longa a todos os rockeiros e músicos da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns cara, eu to la.
    Valeu

    Diego
    http://portifoliogradfisica.blogspot.com/

    ResponderExcluir