Leopoldo "Leospa" Cortes (primeiro vocalista da banda Ganga Zumba/1993)
As próximas duas postagens farão os leitores darem um salto de 17 anos e mostrará o resultado de muito trabalho e suor da família Uganga. Pelo tempo da banda as postagens sobre a mesma serão feitas por formações já que com o passar dos anos a banda mudou várias vezes de formação. Começarei com a banda Ganga Zumba que incialmente era um projeto composto de 6 integrantes.
Manu encontrou Leopoldo “Leospa” Cortes na época em que estudavam arquitetura na Uniube e através dos esportes e do rock’n’roll se tornaram grandes amigos.
“Conheci um pirado de Uberlândia que era praticante de capoeira no grupo do finado mestre Corisco e tinha acabado de chegar em Uberaba para estudar (ao menos na teoria era isso). Logo uma grande amizade começava a se formar e renderia frutos. Uma das primeiras vezes que conversamos foi quando nos encontramos em Sampa no Hollywood Rock mais foda de todos: Alice in Chains, Nirvana, Red Hot Chilli Peppers, L7, De Falla e Dr. Sin”... (Manu)
As coisas na banda Nuts andavam bem devagar e nesse dia no Morumbi Manu e Leospa prometeram um para o outro que quando voltassem para Uberaba montariam um projeto, juntaram mais 4 integrantes e o nome da banda foi escolhido por Leospa: GANGA ZUMBA “ Rei de Palmares”.
A formação da banda no início era composta por:
*Leospa - vocal
*Manu (Uganga / Angel Butcher / ex-Sarcófago / ex-Nuts) - bateria
*Edinho Zacca (Seu Juvenal / ex - Mickey Mouse Exterminator / ex D.O.T. / ex-Os Donátilas Rosários / ex-Neurônios / ex-Nuts / ex-P.B.K. / ex-Cachaço Véio) - guitarra
*Césinha (ex-Nuts) - baixo
*Gustavo (Dibadá) - guitarra
*Renato (Seu Juvenal / ex-Mickey Mouse Exterminator / ex-D.O.T / ex-Os Donátilas Rosários) – percussão
A banda foi fazer a sua estréia na galeria Souk Marrakesh no ano de 1993 no bar Flor Amorosa após 1 mês de ensaios.
Manu nos conta sobre esse dia no texto extraído do Páginas Vazias 14:
“Nessa época rolavam vários grupos tocando na galeria Souk Marrakesh em Uberaba e fomos convidados pra tocar num sábado. Tínhamos somente 5 sons no repertório, um era um esboço de música (que misturava uma ladainha de capoeira com hardcore, bem antes do Catapulta da Bahia) e 4 covers: Butthole Surfers, Rollins Band, Fugazi e Rage Against The Machine (sendo que essas 3 últimas seriam influências decisivas para o som que o Ganga Zumba / Uganga iria fazer) e foi o que tocamos. Para aumentar um pouco o repertório o Leospa declamou um poema e fizemos uma jam no final do Fugazi que nos rendeu mais uns 5 minutos no mínimo hahaha”
Eu estava lá nesse dia histórico e no vídeo que postarei aqui apareço com meu cabelo grande ainda rsrsrsrs, muitos rockeiros das bandas uberabenses estavam presentes nesse dia e mais o público normal do bar que era formado de pessoas que curtiam MPB. O Manu liberou uma filmagem com a qualidade de vídeo um pouco comprometida pela falta de iluminação e com um áudio legal que nos mostra um pouco do dia em que nasceu a banda Ganga Zumba / Uganga:
GANGA ZUMBA NA GALERIA SOUK MARRAKESH 1993
“Mesmo com uma platéia digamos “um pouco comportada para o repertório” foi uma boa estréia e considero o start pra o que viria a se tornar o Uganga anos depois. Com o Nuts parado o Ganga Zumba foi uma novidade bem vinda.” (Manu)
Fica aí registrada a estréia de uma banda nascida em Uberaba e atualmente uma das mais bem sucedidas no cenário mineiro. A próxima postagem sobre a banda será referente ao ano de 1996 quando a banda deixa de ser um projeto com o fim da banda Nuts e com a formação de quarteto com Manu / Leospa / Edinho e uma novidade: Claudão no baixo (ex-Flowers / ex Nuts até então) começam as atividades.
Colaborou nessa postagem Manu “Joker” Henriques