sábado, 16 de setembro de 2017

Valeriano's






































   Sumido daqui, mas a causa é das boas, nesses 2 meses a banda Seu Juvenal se envolveu no projeto de uma turnê no leste europeu e tudo deu certo. Nesta semana que entra estaremos indo pra Europa. Eu não poderia deixar de fazer uma postagem e farei, só que antes tenho que deixar aqui registrado o som autoral mais novo e de responsa da cidade. 
      
       Conversei um pouco com Jéssica Valeriano, uma das compositoras e instrumentistas de maior talento da cidade e vou apresentar o som pra vocês.

Com vocês Jéssica e seu novo projeto Valeriano's:

"Já passei por muitas bandas, muitos estilos musicais diferentes desde os 14 anos. Já toquei guitarra, já cantei, já toquei baixo e já fui mc de rap. Já toquei grunge, punk, hardcore, rock nacional, rap, hard rock, heavy metal e já fiz parte até de projeto de MPB.

Passei por momentos de reflexão sobre o que eu gostaria de fazer da minha vida, além de trabalhar como educadora na área de Sociologia, que é uma coisa que gosto. Sem música, não sou nada, fico triste senão tocar, cantar ou ser ativa de alguma maneira nesse sentido. E hoje aos 27 anos, muita água rolou. Sinto que amadureci muito musicalmente. O projeto Valeriano's foi algo que idealizei dentro do meu quarto, quando peguei umas letras inacabadas e comecei a experimentar umas afinações em ré dropado no meu violão. Sempre escutei as músicas produzidas na década de 90 de praticamente quase todos os estilos e até o início de 2000 isso tudo me influenciou muito. Quando mostrei a composição Treta pro guitarrista Nilson que passou por várias bandas, logo abraçou a ideia. No começo era um projeto acústico, ele na gaita e eu na voz e violão, acrescentamos alguns covers de estilos diferentes e tocávamos em alguns sarais e festinhas de repúblicas de estudantes e de movimentos sociais junto com uma amiga que tocava cajon. Mas ainda não tinhamos o nome em mente e o que virariam estas composições. O guitarrrista Nilson convidou um amigo dele pra fazer acompanhamento na bateria e nós gostamos das batidas.


 Juntos musicamos 3 composições minhas e fomos até 0 106studio gravar com o Ricardo ao vivo na esperança de ter um bom material em mãos pra divulgarmos por aí (o que deu certo).

Em todas as músicas eu criei a melodia, a letra e encaixei as vozes, os meninos pegavam o que eu criava e lapidavam. Foi ficando muito bom! Resolvi peitar o desafio e tocar essa banda pra frente.

Estou bastante otimista com o projeto e espero que siga pra frente. Os resultados tem sido positivos e eu estou muito feliz com o que estamos fazendo".




Holocausto Brasileiro veio porque eu li o livro Holocausto Brasileiro, na verdade eu tinha visto um curta metragem no youtube sobre esta história anteriormente e um dia fui na livraria e vi o livro, não resisti, comprei sem pensar duas vezes e devorei em alguns dias. A cada capítulo eu chorava horrores, e quando não chorava, sentia ânsia de vômito, eu não sabia a institucionalização que essas pessoas passavam, na verdade nunca pensei sobre isso, sobre a "loucura" e como o sistema usou dessa construção social sobre a loucura pra se livrar das pessoas que não se enquadravam nos padrões de normalidade que eram, ou ainda, são surreais. É uma história que ninguém fala e que foi de extrema crueldade, meu irmão!
Se o inferno existiu, com certeza ele foi aquilo que ocorreu em Barbacena. A foto que usei para a divulgação da single é uma foto que está no livro.

Valeu Jéssica, eu curti muito o som e as letras do projeto e penso que seja uma banda relevante no rock autoral da cidade com tão pouco tempo. Sorte no festival Sonora dia 24/09  no Laboratório 96 !!!! Deixo vocês com Valeriano's:








Nenhum comentário:

Postar um comentário