quinta-feira, 10 de março de 2016

Bala Na Agulha com o baterista Marco Paulo Henriques (Uganga)

Marco com a banda Uganga ao vivo em Curitiba, abrindo o show da banda Exodus. 27/01/16.
Foto: Makila Crowley

Ao som do clássico "Fresh Fruit For Rotting Vegetables" da banda Dead Kennedys é que começo o 9º Bala Na Agulha. Esse é um dos discos que, quanto mais ouço, mais gosto...



Meu convidado dessa vez é meu amigo Marco Paulo Henriques, baterista da banda mineira Uganga, proprietário da Incêndio e um dos sócios do Vitrola (Araguari).
O Marco é um dos melhores bateristas que já ouvi tocando ao vivo, (podem incluir os gringos aí também), o cara desce a porrada na batera sem dó e com muita precisão, e posso falar isso com muita propriedade, porque acompanhei a evolução do cara nesses 14 anos... 
Antes de começar o Bala vou deixar um video dele tocando a música "O Campo" do disco Opressor da banda Uganga, que poderei ter a honra de ouvir em vinil por esses dias, já que  chegou na sede da Sapólio Rádio e minha cópia tá lá me esperando. Confiram:




O Marco já tocou nas bandas 
Zuêra (1998-1999)
Dull Kids (2000-2007)

atualmente toca na banda Uganga desde 2002

Vaí lá Marco, manda Bala Na Agulha aí meu irmão:

1º - Skindred - "Volume"
A mistura de Peso e Groove dessa banda inglesa me agradou desde a primeira vez que ouvi.
Esse disco saiu no fim de 2015, é o sexto da banda e mostra bem como o Skindred já criou uma identidade própria.
Não tem ninguém fazendo algo parecido. Não é a toa que estão tocando nos maiores festivais da Europa. 
Se você gosta de Rage Against The Machine, Urban Dance Squad, Hed (Pe) e coisas do tipo, com certeza vai curtir esse som.
New Metal Ragga Rock.





- Lamb Of God - "VII: Sturm Und Drang"
Essa banda se supera a cada disco. Com certeza um dos melhores álbuns de Metal de 2015. Pra mim Chris Adler é um dos melhores bateristas
da atualidade, tem um estilo único. E o que falar da dupla de guitarristas? Enfim, a banda em geral é muito foda. E o que mais me agrada, é um Metal que tem Groove. Destaque pra música "Embers" que tem participação de Chino Moreno (Deftones), algo um tanto quanto inesperado e que funcionou muito bem. Sonzêra!





3º - Mastodon - "Once More 'Round The Sun"
Esse disco saiu em 2014 e nunca saiu da minha playlist. Outra banda que evoluiu muito e acabou se encaixando em um estilo sem definição, único, e que não tem nada parecido. Não sei se esse disco é um Metal com um pouco de Rock Progressivo, ou um Rock Progressivo com um pouco de Metal. "Motherload" é a minha preferida do disco. Ver o batera Brann Dailor tocar e cantar esse som é insano. E "High Road" também vale destacar, que tem um riff de guitarra que ao ouvir é inevitável rolar uma bangueada e um air-guitar.





4º - Ratos de Porão - "Século Sinistro"
Disco mais recente do Ratos, lançado em 2014, e como sempre, paulada na orelha. Jão continua tocando sua guitarra da forma mais insana possível, Juninho e Boka na cozinha acelerada e sempre bem entrosada, e o mais legal desse disco, os vocais do Gordo estão bem mais nítidos, dando pra sacar melhor as letras. São 13 faixas, entre elas um cover da banda Punk Anti-Cimex.




5º - Every Time I Die - "The Big Dirty"
Assim como o Mastodon, o Every Time I Die é uma banda que mudou bastante ao longo dos seus álbuns, mas acabou conseguindo firmar uma sonoridade própria. E esse disco de 2007 mostra bem a cara da banda. Um Rock N Roll pesado, com fortes influências de Metal, Southern Rock, com umas quebradas bem malucas... É meio difícil de definir. Tem que ouvir pra sacar, e esse disco é totalmente indicado pra quem não conhece nada da banda. 


Valeu Marco, mandou bem, gosto de todos os discos também, com exceção do Every Time I Die que ainda não conheço, tratarei de fazer isso logo...
A todos os leitores do blog um bom dia e até a próxima....
Eu e Marco deixaremos vocês com a banda Mastodon tocando a música Motherload  ao vivo em Atlanta com uma performance e tanto, confiram:

Um comentário: