sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dia Mundial do Rock
























Estive aqui pensando, que legal que o rock tenha uma data pra ser comemorada, estou ouvindo aqui agora numa altura considerável e com graves bem acentuados o disco "13" da banda Black Sabbath e é muito foda o resultado desse disco, por essa razão que os caras do Sabbath são mestres e.

Comecei a ficar fanático por rock com o disco da mesma banda, mais conhecido como Black Sabbath vol4 no ano de 1979 e agora estou em 2013 com a mesma sensação depois de 34 anos, ouvindo o mais novo disco da banda que ouço durante anos a fio.

Percebo que o rock mudou minha vida em vários aspectos, sem ele eu não seria a pessoa que sou hoje com certeza. O rock tem que ser respeitado, pois se trata de um estilo em que suas várias vertentes se tornam obras complexas, sejam musicalmente ou culturalmente falando.

O pré-conceito com o rock e os rockeiros diminuiu muito nos dias de hoje, mas ainda existe e sempre existirá. Um rockeiro de atitude tem uma visão ampliada de vários aspectos relacionados a vida, justamente por se tornarem na maioria das vezes em pessoas introspectivas e que começam a absorver todo tipo de arte e cultura.

Estamos vivenciando um caos cultural provocado pela mídia onde as pessoas confundem o que realmente é arte com "idiotice", e, acabam se tornando escravizadas, engolindo qualquer tipo de música.

Vou dar um exemplo, outro dia uma paciente com seus 50 e poucos anos que eu estava tratando no consultório ficou muito emocionada com a música que estava tocando, essa música se chama Stairway to Heaven (Led Zeppelin), ela me perguntou o que era e respondi que era rock, ela me falou que não imaginava que rock poderia ser tão bonito, eu pergunto pra vocês, porque isso? Porque ali naquele momento ela estava consciente e concentrada, ela deve ter ouvido muito rock durante a vida no rádio, na televisão, mas e daí, nunca prestou atenção. Isso acontece com milhares de pessoas, colocam o pré-conceito na frente e pronto...

Viva o dia do Rock pra todos os rockeiros que existem no mundo, somos uma nação que grande parte do mundo desconhece ou finge desconhecer, somos fiéis a nossos pensamentos, escolhas e atitudes e nunca mudaremos.


Banda Kreddo na Concha Acústica de Uberaba no ano de 1986


A praça da Concha Acústica de Uberaba já foi palco de grandes shows de rock, eu mesmo quando mudei pra cidade presenciei alguns inesquecíveis.
No início dos anos 2000 toquei com a banda Seu Juvenal na concha logo depois que voltamos de São Paulo com a demo do "Guitarra de Pau Seco" gravada nos estúdios BeBop, e nela tinha a música "Coroné Belzebu II" que fizemos na concha com a banda Tribais, lembro até hoje do barulhão que saia dos tambores daqueles meninos e meninas e a gente lá descendo a lenha, e numa das frases da letra de Hildão e Zacca dizia-se: "Aqui tem família que não cria gado, mas você tem que entender que aqui o gado tem o poder"
"êh Coroné Belzebu!!!"
Era inauguração de alguma coisa na cidade
E alguns dos políticos olhando daquele jeito pras nossas caras......

Dia memorável, essa apresentação da banda Seu Juvenal na concha acústica. 



 Banda Repizódio na concha em 1992


Ontem fiquei sabendo que enfim a praça da Concha Acústica será palco para o rock novamente, só que achei tudo muito confuso as informações que chegaram para mim.
Eu, particularmente não tenho vínculo nenhum com a Fundação Cultural, pois, no passado fui praticamente expulso da mesma várias vezes com projetos sérios na mão idealizados pela banda Seu Juvenal e olha que já tínhamos projetos aprovados pelo governo do Estado sob a Lei de Incentivo a Cultura Estadual, então já fui chamado de doidão, de sonhador e de sei lá mais o que dentro da mesma, como eu poderia ter uma boa impressão.
A única lembrança boa da Fundação que tenho, foi quando a banda Seu Juvenal foi premiada no "Festival Brasil 500 Anos" que foi realizado na UFTM.

E nessa semana  estou comemorando o rock mesmo, porque a banda Seu Juvenal foi convidada para o "Prêmio de Música de Minas Gerais 2013" e vai dividir o palco com outro músico uberabense, o guitarrista e vocalista "Douglas Oliveira".

Espero que a nova gestão da Fundação apoie as bandas de rock e a cultura underground no geral, mas de verdade, e, mesmo que esse festival não represente em sua grande parte a realidade do rock autoral feito aqui na cidade, já é um bom começo.

 Nesse sábado à partir das 14:00 na praça da Concha Acústica será comemorado o dia mundial do rock com as bandas uberabenses:  Berne's, B4, ZY3, Ahreos, Lýset, Kimera's, MP3 Acústico, Psychotic Blue, Roleta Russa, Maddock.





Fico por aqui, desejando a todos um dia do Rock daqueles, e mandando um salve pra todos os rockeiros uberabenses e também pra banda Uganga que está na Europa realizando sua 2ª turnê, levando os acordes e riffs feitos aqui no triângulo.
Valeu a todos que apoiam o rock uberabense, destaco a produtora Sapólio Rádio, Black Jack (Rock Bar), Dexter Pub, Favela Chic, Sweet Home Stúdio, LadoB Estúdio, e a todos que estão grudados nessa teia do rock feito na zebulândia. 
Daqui uns dias teremos a inauguração da loja "Porão" em Uberaba que terá artigos relacionados ao rock.
Pra esquentar as turbinas, deixo vocês com um dos fundadores do estilo:  
    






Um comentário:

  1. Postagem mais do que FODA!!! Sempre um prazer acompanhar de perto o desenrolar dessa história.... Rock Uberaba!!!

    ResponderExcluir