terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Seu Juvenal (1ª Formação)



Seu Juvenal - "Cyber Jéca no Sertão da Farinha Podre"  (Desenho: Renato Zaca)




                                   No ano de 1996 a banda Os Donátilas Rosário acaba se desfazendo e pela primeira vez os irmãos Zacharias (Edinho/Renato) ficariam sem tocar juntos por um tempo. Edinho encontra Douglas Lins e juntos formaram a dupla "Os Neurônios", que com o passar do tempo foi recebendo vários integrantes entre esses, eu, tocando percussão.

        Fui me dedicar aos estudos no final de 96 e saí da banda Neurônios, no início de 97 o ator Douglas cai na estrada novamente e o fim da banda acontece.



1997


*Edinho "Zacca" (ex- Mickey Mouse Exterminator / ex-D.O.T. / ex-Nuts / ex-Ganga Zumba / ex-P.B.K. / ex-Os Donátilas Rosário, ex-Cachaço Véio e ex-Neurônios)
Guitarra

*Hilder Laudino (ex-Os Donátilas Rosário) Vocal

*Juliano Roberto (ex-P.B.K. / ex-Neurônios) Baixo

*Luciano Bittencourt "Sid" (ex-Kaostrofobia / ex-Larica Existencial / ex-Os Donátilas Rosário) Vocal e Apitos

*Renato Zacca (ex-Mickey Mouse Exterminator / ex-D.O.T. / ex-Donátilas Rosário) Bateria




                                      A banda Seu Juvenal surge do fim das bandas Os Donátilas Rosário e Neurônios. Começaram a ensaiar com a formação vista aí em cima e no mesmo ano caíram pra estrada até São Paulo (capital) e gravaram a primeira demo intitulada de "Cyber Jéca no Sertão da Farinha Podre"  nos Estúdios Pappon no bairro de Sumaré/SP em uma mesa de 16 canais com 4 horas pra sairem prontas 4 músicas.


A produção foi do experiente guitarrista Rainer T. Pappon que toca em uma das principais bandas cover de Frank Zappa a "The Central Scrutinizer Band", e pra época e pelo pouco tempo, lembro que foi uma demo bem aceita aqui em Uberaba.



Jazz Band de Juvenal Alves Vilela (saxofonista - 15/08/1937)      Foto: Arquivo família Vilela



                    Eu como sempre, não consigo ficar sem tocar e quando percebi que tava de boa o lance da faculdade, resolvi encontrar os amigos do rock'n'roll novamente, lembro de procurar o Zacca e ele me falar que estavam com uma banda nova e se chamava Seu Juvenal. À princípio me veio a estranheza com o nome, já que todas as bandas dos caras até então os nomes eram baseados em alguma gozação.


                       Naquela de ficarem escolhendo nome resolveram homenagear o avô dos irmãos Zacharias que era o maestro Juvenal Alves Vilela (músico autodidata, compositor, arranjador e instrumentista), nascido em Nova Lima/MG, sendo que no ano de 1943 fixa residência em Caétes/MG e no ano de 1946 forma o conhecido coral mineiro "Juvenal Alves Vilela" hoje em dia sob a regência do maestro Edson Alves. Até hoje depois de 13 anos de formação da banda somos perguntados o porque do nome da mesma. Fica  registrado publicamente aqui agora a origem do nome da banda.



                           Após começar a frequentar os ensaios em 97 e ir em praticamente todos que rolavam eu entrei pra banda, ficava lá o ensaio todo tocando instrumentos de percussão com as músicas pra ver se rolava de encaixar alguma coisa, tarefa difícil, porque na época o Renato fazia umas viradas muito esquisitas o tempo todo, os instrumentos que eu usava já eram velhos conhecidos quando eu tocava na banda Neurônios.


Fiz dois shows com essa formação (sexteto):

*Woods Rock: esse festival aconteceu na boite Hangar no dia 11 de Outubro de 1997 e tocaram as bandas A.I.P. / B.O. (Uberlândia) / Erva Matt / In Transe / Golden / Outubro / Os Baltazares / Segundo Combinado / Seu Juvenal / Spirit House e Zé Billin e tinha um prêmio pra melhor composição própria que seria definido através da votação de alguns jurados, a banda Seu Juvenal faturou a guitarra Washburn com a composição "Caixeiro Viajante" e lembro como se fosse hoje eu tocando os bongôs e berimbau, Hildão e Syd mandando a letra e aquela psicodelia instrumental com direito a algumas pessoas da platéia cantando junto a letra, já que esta era uma das composições da banda Neurônios e a letra era do "Camaleão" Douglas Lins. Aquilo era novidade realmente pras bandas que tinham na cidade e pro público até então, com exceção da banda Ganga Zumba hoje Uganga que também já flertava com o Hip Hop e percussões.


1997


O outro show que toquei com a banda ainda em 1997 foi na Spasso Park junto com o Black Sabbath Cover (Uberaba) e a banda Capa de Costela (BH) que ganhou o 1º lugar no III Rock'n'Street.



                                 No final de 1997 sai Sid e dá início a segunda formação da banda como quinteto, comigo na percussão até o início de 1998 quando Juliano também sai da banda no melhor estilo Kurt Cobain destruindo um baixo Ibanez no palco. Vale ressaltar que nessa época a banda surgiu juntamente com o movimento da Geração Desemboque que foi um movimento realizado por vários jovens artistas na época e que resultou em uma mostra de arte independente quando ainda nem se ouvia muito essa palavra nas artes uberabenses. Falarei sobre  o movimento posteriormente e colocarei um video resumido do dia da mostra.


Logo falarei sobre a segunda formação da banda Seu Juvenal, fiquem com a primeira demo "Cyber Jéca no Sertão da Farinha Podre" pra download e com as letras digitalizadas.




LETRAS:













Ian é filho do baterista Renato



       O baterista Renato Zaca que está no mesmo posto até hoje deixa suas palavras sobre esta primeira formação da banda Seu Juvenal:

"Eu havia deixado a banda Donátilas Rosário por não ter mais naquele momento da história uma relação sadia com alguns integrantes da banda e tbm por problemas pessoais. Foi uma época meio difícil e confusa que me fez ficar 1 ano fora da música e longe do que eu mais amo que é tocar bateria.
 Quando eu pude finalmente retomar as baquetas, procurei imediatamente alguém que estivese precisando de baterista e acabei encontrando Fernando Seixlack, Zoreia e mais uns 2 que não me lembro mais, formamos um conjunto de pessoas sem banda, sabía-mos que não iriamos a lugar nenhum mas que serviria pra nos desenferujar.
 Então passadas poucas semanas e alguns ensaios meu irmão Zaca me procura dizendo mais ou menos assim: Cara!! Eu, Sid, Hildão e Juliano precisamos de um baterista, já temos 3 músicas e muitas idéias. Você entra nessa ou vai ficar de fora?
 Respirei fundo e senti que minha vida havia voltado!!! O resultado é isso aí!!!"








             O ex-vocalista da banda Luciano Bittencourt também deixa suas palavras sobre o início da banda:


    "Depois da Larica, fiquei 6 meses com o Seu Juvenal. Gravamos, em 1997, uma demo com 4 músicas no estúdio do Rainer Pappon, aqui em São Paulo. Essa  viagem foi muito louca um bate e volta de Uberaba a São Paulo com cinco pessoas dentro de um Gol. Saímos de Uberaba de madrugada, chegamos em São Paulo às 10h, começamos a gravar às 14h, acabamos às 18h, mixamos os sons até às 19h30 e saímos às 20h. Chegamos em Uberaba lá pelas 3h da manhã, depois de muita emoção na estrada. Nesse meio tempo aconteceu o “1° Encontro da Geração Desemboque” que foi um evento de dois dias voltado para a manifestação artística de pessoas ligadas ao movimento Desemboque, do qual o Seu Juvenal foi o criador e principal expoente. Dessa fase, saíram composições minhas como “Família Por Acaso”, “Desemboque”, “Mate-me” e outras."    

























6 comentários:

  1. Me lembro muito bem dessa época, eu tinha 16, 17 anos.. tinha minha primeira banda com o Gustavinho, Flavio "Torete" e o Marcinho, hj no Baltazares; Seu juvenal nessa época já tinha um nome forte e era bastante respeitado em Uberaba. EU tive o prazer de conhecer caras como Juliano e o Cabelo, frenquentava vários ensaios da segunda ou terceira fase do Seu Juvenal, com o irmão do Tito nos metais, Leo Brasil nas Guitars com Edinho, Hildão nos vocais e depois Cabelo... cara.. que época foi aquela!!! Seu juvenal caminha pra entrar pra história de MG!! HAIL!!!

    Leandro [KC]

    ResponderExcluir
  2. Tendo você como parceiro Titão, eu não preciso me preocupar com minha falta de neurônios!!!!

    ResponderExcluir
  3. O começo de uma banda foda! Salve titânico!
    Manu

    ResponderExcluir
  4. Cara, agora bateu uma puta saudade!!!!
    Muito legal esse post

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, num de seus posts, vc comenta sobre a banda FOG e diz que perdeu contato com o Eugênio Sircili. Ele é meu cunhado e mora em Orlândia. Continua tocando e tem um estúdio de gravação.
    Abraço,
    Marcelo

    ResponderExcluir