Embarque
No dia 01 de setembro de 2010 às 19:00 a banda mineira Uganga subiu no avião em Guarulhos rumo a Europa para realizar a sua primeira turnê européia. Farei essa postagem pra divulgar algumas fotos da turnê, além de conseguir pra vocês uma pequena entrevista com Manu (vocalista da banda) sobre a "Euro Tour 2010".
Alguns dos flyers da tour, os primeiros shows que a banda fez foram na Bélgica:
Ghent - Bélgica
Após os shows na Bélgica a banda seguiu 10 horas de van até Berlim (Alemanha)
Berlim
Segue a entrevista que fiz com o Manu esses dias:
Tito: Aê Manu, beleza? Fala aí pra gente como foi a experiência de fazer uma turnê na Europa?
Manu: Cara foi a melhor possível, foram 27 dias, passamos por 7 países. Foi trabalho pesado e creio que o público sentia isso todas as noites, o nosso comprometimento, nossa entrega... Ter o cd já lançado na Europa antes de irmos também foi uma ajuda foda . Na Alemanha gravamos um cd ao vivo que deve sair no meio do ano na Europa pela Metal Soldiers e creio que um pouco depois aqui no Brasil por uma parceria de selos.
Tito: Vocês fizeram quantos shows e como foi a receptividade do público nos países por onde passaram?
Manu: Foram 18 shows nos seguintes países: Bélgica (3), Alemanha (2), Polônia (5), Espanha (3), Rep. Tcheca (1), Suíça (1) e Portugal (3). Tocamos com várias bandas legais as quais destaco Macbeth e Casus da Alemanha, My Name Is God e Titan da Bélgica, Road To Nowere da Suíça e Kontragarda da Polônia entre várias outras . A recepção do público de uma maneira geral foi muito além do esperado, acho que em parte pelo bom trampo feito pela Metal Soldiers e pelo nosso empresário Eliton Tomasi , que prepararam o terreno antes da tour. Por outro lado não fomos pra brincadeira e o comprometimento da banda com a música foi geral, fazer um role desses pra ficar dando pala é melhor nem ir (risos).
Uganga e Eliton Tomasi (Berlim / Alemanha)
Uganga acabando de receber sua tag no muro de Berlim, Manu só conferindo
Tito: Em qual país que vocês sentiram maior energia da platéia?
Manu: Cada lugar tinha uma energia própria e em todos foi muito legal, mas pra mim os melhores shows foram na Alemanha no Razorblade Festival e na Suíça no Tibis Dowstairs.
Razorblade Festival (Alemanha)
Tito: Quais bandas brasileiras que os europeus curtem pelo que puderam perceber?
Manu: Cara Sepultura lá é lei (risos)! Mas a galera no geral curte muito nossa cena, encontrei vários fãs do Sarcófago por lá, Vulcano, Dorsal, Holocausto, as bandas clássicas dos anos 80 em especial. E deixei bastante material da nossa cena atual pros caras conhecerem, Seu Juvenal e Angel Butcher incluídos (risos)!
Eliton / Manu / Marco (Suiça)
Tito: Conta pra gente como foi a venda do merchandising da banda nos shows?
Manu: Foi muito boa, acima do previsto. Em especial nos países com a moeda mais forte tipo Suíça (em especial) , Bélgica e Alemanha a venda é forte. Fizemos camisetas da tour com um pessoal da Alemanha que trabalha muito bem, os caras fazem peitas até pro Manowar, e dessas devem ter sobrado só umas 10, atenção quem quiser se garantir me mande um e-mail encomendando (risos)! No geral vendemos bastante merchan, levamos além de cd e camisetas (alguns modelos) , patches adesivos e bootons que nosso selo fez por lá. E tínhamos a versão européia do cd também, mais barato. Mais pro leste europeu o pessoal tem menos grana mas mesmo assim vendemos legal.
CD's da Angel Butcher e Seu Juvenal junto com o material do Uganga (Valeu Demais!!!)
Tito: Quantos Kms vocês rodaram pela Europa de van?
Manu: 15.000 kms (risos)! Verdade pura! Do Atlântico ao Mediterrâneo e Mar Báltico, puta experiência!
Marco (guardião da vez, só de olho na bagagem)
Tito: Claro que numa viagem dessa tudo é novidade, conta pra gente qual foi o momento que ficou marcado pra banda e quais os locais que mais curtiram de conhecer?
Manu: Com certeza os melhores momentos foram em cima do palco, mas fora esses eu destaco nossa visita ao campo de concentração de Auschwitz na Polônia. Uma experiência muito forte que nunca iremos esquecer. O lugar é sinistro! Entramos até nas câmaras de gás! Está tudo muito bem conservado o que é ótimo, pois foi algo que nunca deve ser esquecido. Quando se esquece coisas assim é quando voltam os loucos assassinos. Em termos de cidades Antwerpen na Bélgica é fantástica. Arquitetura maravilhosa, cultura rock muito forte e a melhor cerva do mundo! Mas fomos em várias cidades legais pra tocar ou fazer turismo como Paris, Madrid, Lyon, Cracóvia, Berlin...
AUSCHWITZ - POLÔNIA
BÉLGICA
Tito: Quais os planos da banda após essa tour e quando voltam para os palcos novamente?
Manu: Vamos ficar um tempo sem tocar, creio que até o final do ano faremos só umas 2 ou 3 apresentações. Em 2010 tocamos muito, creio que foram mais de 50 datas esse ano, rodamos bastante na tour do “Vol: 03” tanto aqui quanto na gringa. Acho que o cd ainda tem lenha pra queimar mas vamos focar agora em planejamento, ao menos por esses meses... A meta é mixar e masterizar o cd ao vivo, organizar o lançamento lá e aqui, trabalhar nos contatos feitos na Europa e começar a preparar novas músicas. Também temos um tributo ao Stress onde tocaremos um som, esse cd sai na Europa ainda antes do nosso e temos que agilizar nossa versão (risos)! Ainda faremos um documentário da tour e colocaremos alguma coisa na net assim que possível. Agora é mais correria e 2011 será pilha total e pé na estrada!
Uganga (Paris / França)
Tito: Valeu irmão, quero que deixe sua mensagem pras bandas que estão começando um trampo autoral aqui no triângulo mineiro, e nos conte o que é preciso pra banda seguir em frente e conseguir um entrosamento pra mostrar o seu trabalho seja aqui no Brasil ou até mesmo fora do país como vocês fizeram.
Manu: Cara na minha visão tudo se resume em 3 coisas: Amor a camisa, comprometimento e paciência. Tendo isso acho que uma banda consegue mostrar seu material. Om Shanti!
Quero agradecer ao Manu pela entrevista e para fechar a postagem colocarei algumas fotos que achei interessante da tour, espero que curtam a postagem por se tratar da primeira vez que uma banda formada em Uberaba/MG fez uma tour pela europa, valeu !!!!!!!!
Os irmãos Christian e Raphael
Manu com o vocalista da banda Macbeth (Alemanha) no palco
SUÍÇA - TIBIS DOWSTAIRS PUB
NO MUSIC LAB (BERLIN) COM HARRIS JOHNS QUE MASTERIZOU O ÚLTIMO CD DO UGANGA,
POR ONDE JÁ PASSARAM SODOM, KREATOR, TANKARD, RDP...
COM O PESSOAL DO INFESTED BLOOD (RECIFE / BRASIL) EM PALÊNCIA - ESPANHA
Após o último show da tour (Porto / Portugal)
SUL DA FRANÇA - PERTO DE ONDE OS STONES GRAVARAM EXILE IN MAIN STREET ANTES DE IR PRA PRAGA PEGAR O AVIÃO DE VOLTA PRA CASA
Pra quem quiser acompanhar como foi a tour através do blog da banda, basta acessar:
UGANGA tocando a música "Fronteiras da Tolerância", no Marreco's Fest, em Brasília, que rolou no dia 19 de junho de 2010. Mais infos sobre a banda, acesse: www.myspace.com/uganga
Filmagem: Daniel Lima Franco
Filmagem: Daniel Lima Franco
muuiito fodda vééi nuss
ResponderExcluircurti pákarai
Valeu pela força, Tito. Abrax.
ResponderExcluirEliton
Valew a força irmão!
ResponderExcluirManu
É muito bom ver essa galera mandando ver. Que continuem firmes e fortes fazendo o som de qualidade e honesto de sempre. Belas palavras do Manéu quanto ao holocausto: "Entramos até nas câmaras de gás! Está tudo muito bem conservado o que é ótimo, pois foi algo que nunca deve ser esquecido. Quando se esquece coisas assim é quando voltam os loucos assassinos" E O AMIGO DO LULA... O Mahmoud Ahmadinejad fala que o holocausto nunca existiu. seria a volta de loucos assassinos??? Abraços Manéu e força ao Uganga, CLAUDÃO
ResponderExcluirFoda Titão, valeu demais a força!
ResponderExcluirTamos juntos.
Abração!
Valeu vocês, merecimento puro. Vida longa pro Uganga !!!!!!!
ResponderExcluirMassa mesmo das duas partes, da banda e do tito por estar fazendo esse puta trampo loko.
ResponderExcluir