sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Rock'n'Street I Festival


1995, ano em que aconteceu a primeira edição do Festival Rock'n'Street




                                    A postagem que farei agora na verdade é para não passar batido pela carência de material, se eu conseguir mais posteriormente acrescento aqui. No ano de 1995 foi o único ano que não toquei em nenhuma banda desde o começo da década de 80, ou seja, mais de um década tocando em bandas, eu estava no segundo ano da faculdade de odontologia e lembro que era osso ter que estudar aquele tanto de matéria e ter que trabalhar ao mesmo tempo, tive que dar um tempo na música, mas durou apenas 1 ano (não consigo ficar sem ter uma banda). Em 1996 entrei pra duas bandas "Neurônios" e "The Monkeymen" e tô aqui na correria até hoje.



Johnny (1995)





                                        Como eu já disse, por aqui até meados do final de 1994 as bandas que faziam cover eram em maior número do que as bandas de músicas autorais e no ano de 1995 um policial civil de nome Johnny juntamente com o Marcelo e Léo Punk como aliados idealizaram o festival Rock'n'Street que visava que as bandas participantes tivessem no repertório ao menos uma composição própria e não somente covers, isso foi um estímulo para que aparecessem mais bandas tocando som próprio na cidade fora as já conhecidas. Posso falar pra vocês que na década de 90 Uberaba tinha muito mais bandas de composiçoes próprias do que hoje em dia.

                                       O festival foi o primeiro utilizando uma aparelhagem maior e isso para as bandas underground da cidade era novidade principalmente sendo o evento realizado ao ar livre. O local escolhido foi em frente ao finado boteco muito bem frequentado na época que se chamava "Tudo No Espeto" na Av. Alexandre Barbosa. Eu estava na platéia no dia e curtindo com o pessoal da banda Os Donátilas Rosário que 2 anos mais tarde passaria a se chamar Seu Juvenal.

                                      Foram escolhidas oito bandas para participar do festival:



*Blizzard
*Degraus
*Krofader
*Nuts
*Os Donátilas Rosário
*Revolução A
*Segundo Combinado
*Tityus



Prêmios oferecidos para a banda que ficasse em primeiro lugar após votação, a banda Krofader foi a banda que faturou a tal sonhada Fender na época


                                    O meu amigo e parceiro de banda Maurício (Krofader, Angel Butcher, ex-Nuts, ex-John No Arms) elaborou um texto falando sobre o I Rock'n'Street, já que ele estava bem próximo de toda a idéia e realização do festival. O primeiro lugar foi merecido pela banda formada por Maurício (guitarra e vocal), Djava (bateria) e Sandrão (baixo),  fui testemunha da pancadaria que aprontaram em cima do palco com roda de pogo, bate cabeça e cheiro de beck e cerveja no ar.





Fiquem com o texto elaborado pelo Maurício:




                                     "Meados dos anos 90, movimentos musicais alternativos despontavam pelo mundo afora, a mídia do CD roubando espaço do LP e o movimento Rock´n´Roll em Uberaba cada vez mais parado! O samba predominava não só na região, mas de cabo e no “rabo” do Brasil! Mais uma vez, o apreciador do Rock, estava órfão... Até que (pelo menos para mim – os desconhecidos) Johnny e Marcelo, arregaçaram as mangas, calçam suas botas de couro, óculos escuros na face e resolvem dar um basta!

                                     Let´s rock! Nome da ação? Rock'n'Street Festival, o maior encontro de bandas que Uberaba já conheceu, em três edições inesquecíveis! Uma idéia realmente fantástica, em um clima de confraternização, curtição e celebração... Oito bandas foram previamente selecionadas, cada qual com seu perfil, mas todas ligadas ao estilo que deu o nome ao festival.
                              Segundo Combinado, Nuts, Tityus, Os Donátilas Rosário, Blizzard, Degraus, Revolução A e Krofader tiveram suas energias libertas, que há muito tempo estavam acumuladas, clamando por esse momento de diversão extrema! Previsto para as 14:00, do dia 20 de Agosto de 1995, o festival se iniciou as 18h, mesmo com o atraso, o pessoal não tinha que reclamar! Muita cerveja gelada, amigos, música e claro, belas garotas a ilustrar mais ainda com perfeição aquela tarde que entraria para a história do rock uberabense.
                                   Com a aparelhagem e iluminação do velho comparsa Jorge, famoso por prestar seu serviço com muita qualidade em alguns eventos, as bandas executaram seu set, intercalando covers com músicas autorais, que eram observadas e apreciadas pelo corpo de jurados, sempre atentos também na presença de palco, disciplina com o tempo de apresentação, letra e composição. Outro quesito muito importante: comportamento e feedback do público, que reagia de acordo com as performances e adrenalina emanada pela massa sonora de cada banda...

                                  Apesar de um certo clima de disputa no ar, a intenção da grande maioria era curtir o momento. Final da noite, hora do resultado... uns apreensivos, outros bêbados e outros bêbados e apreensivos... É revelado o 3° lugar para banda Nuts, o 2° para o Segundo Combinado e 1° à banda Krofader, que recebeu além do troféu, uma guitarra Fender. Existe uma fita VHS que compila os melhores momentos dessa grande festa, perdida na mão de algum nobre rocker, que deveria ser transformada urgentemente em DVD para preservar esse importante momento da história do rock da terra do arraial da farinha podre."



Maurício com a banda Krofader no dia da apresentação



                                     




Video realizado após o encerramento do festival Rock'n'Street (qualidade do video: "tosca")



                               Referente as duas outras edições, somando as forças conseguirei mais material, fora o que já tenho aqui. O material referente ao primeiro é escasso mesmo, eu bem que tentei dar uma garimpada aqui em casa e com o pessoal das bandas da época, muito pouca coisa se tem, se por acaso alguém tiver algum material e quiser enviar é só entrar em contato que será postado aqui com os seus devidos créditos.


Nessa semana após muitos anos, já que desde 1997 não se tem um festival do porte do Rock'n'Street, o Pino da banda "Pastilhas Polegarinas" anunciou que fará com a união das bandas o maior festival de rock já realizado por aqui e o nome escolhido até o momento é "Rock'n'Bole", como o Maurício citou aí em cima, novamente depois de 15 anos o apreciador de rock está orfão em Uberaba pela falta de local para se fazer shows de músicas autorais, esse festival chega em boa hora, onde hoje em dia temos bandas estruturadas e com trabalhos respeitáveis no cenário independente nacional.

Logo postarei mais informações sobre o festival Rock'n'Bole.

                      Valeu !!!!  Salve Johnny, um policial cívil rockeiro que passou a curtir as bandas e as composições feitas em Uberaba e lutou para que as mesmas tivessem no minímo um pouco de profissionalismo na estrutura montada ao ar livre. Como disse o Maurício, um dia para ficar marcado na história do rock uberabense.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pura Sacanagem !

           PUNK ROCK UBERABENSE NO FAVELA CHIC

DCV / BERNE'S


                                       Dia 23/09 as bandas DCV e Berne's pra não perderem o costume e deixando a chama do Punk Rock acesa na noite uberabense por pura sacanagem realizam mais uma dobradinha no Favela Chic. Vou colocar pra download 2 músicas de cada banda pra vcs curtirem. Valeu !




DCV





Download de 2 músicas retiradas do CD demo "Pra finalizar"











BERNE'S



CD demo da banda Berne's










domingo, 19 de setembro de 2010

O Novo Metal Mineiro: Uganga






                                             A banda mineira Uganga formada em Uberaba no ano de 1993 atualmente se encontra em turnê européia realizando shows em vários países. Para quem quiser acompanhar a turnê basta clicar no: http://www.ugangaeurotour.blogspot.com/ .

Lendo a atual edição da revista Roadie Crew achei uma matéria sobre a banda Uganga intitulada de "Uganga: O Novo Metal Mineiro". Segue a matéria escaneada realizada pelo redator da revista o conhecido Antonio Carlos Monteiro. 



Revista Roadie 140 (Setembro/2010)










Polônia


Bélgica

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nekrotério fará apresentação na "Freak Terror 7" em São Paulo





           No dia 26/09/2010 a banda uberabense Nekrotério fará uma apresentação em uma das festas mais conhecidas de HorrorPunk do Brasil, a Freak Terror que já está na sua sétima edição. As melhores bandas de HorrorPunk nacionais já passaram pelo festival, agora chegou a hora dos nossos conterrâneos fazerem parte dessa festa e estaremos bem representados podem ter certeza.



Nekrotério em Franca/SP  (27/08/2010)



Ratos de Porão em Franca/SP 27/08/2010


          
                       Recentemente no dia 27 de agosto a banda Nekrotério fez show de abertura pra banda Ratos de Porão na festa Virada Gutural em Franca. Vou postar umas fotos do dia e no final 3 músicas da Nekrotério do EP "Beberei a noite inteira o seu sangue geladão" pra download.




Allan / Speed / Gabbe








Koei (Heresia) dando uma canja



Allan, Jão (Ratos de Porão) e Guilherme



Beberei a noite inteira o seu sangue geladão !!!


Allan / Speed


Guilherme / Allan



Nekrotério Crew








Download:









segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Flanders

FLANDERS



                                            Estou organizando mais material das bandas da década de 90 e enquanto isso acontece vou dar um pulo no tempo e postar sobre uma banda do novo milênio.


                                           A banda Flanders iniciou sua carreira no início do ano de 2000 e deixo aqui registrado que é a minha preferida da nova safra de bandas autorais uberabenses juntamente com as bandas CxNxAx, Elemento Neutro e Nekrotério.

                        

Banda Flanders no início tocando no bairro Fabrício



                                  No início a banda era formada por: Paulo (guitarra), Fernando (baixo), Rafael (bateria e vocal), Gabriel (guitarra) e Felipe (bateria e vocal). Fizeram apenas uma apresentação com essa formação no festival UJRock com várias bandas como Oreia di Pau, Insatisfação Ostensiva, Abracadáver e outras na Concha Acústica no ano de 2000 mesmo. Após o festival, Fernando e Paulo saíram da banda ficando apenas um trio com Gabriel na guitarra, Rafael no vocal e no baixo e Felipe na bateria. O vocalista Zoreya passou pela banda nessa época mas acabou dando prioridade pra banda Abracadáver.



UJRock


2001


                               Após vários ensaios com essa formação e apostando num som crossover a la DxRxIx a banda teve um breve período com Thiago (R.I.P.) na segunda guitarra, onde em um show na pastelaria do Waldones (ex-Seu Juvenal) tiveram seus instrumentos apreendidos pela polícia, fato esse noticiado pelo jornal na época. Saiu Thiago e Marcos “Pimpão” entrou na banda para ser o vocalista.

 Pimpão                                                                                       Xeroso



                                 Logo após a entrada de Marcos o excelente pianista e guitarrista Lucas (Xeroso) assumiu a guitarra solo e com o quinteto formado foi lançado um primeiro CD ao vivo tocado na extinta Periferia Cultural em 2003 em um show realizado junto com as bandas Seu Juvenal e Acidogroove.


 
Atitude (Flanders / Acidogroove / Seu Juvenal)   Fevereiro/2003




2003







                                 A banda Flanders fez várias apresentações em Uberaba e além de tocar em festivais juntamente com as bandas da geração deles, também ganharam o respeito da velha guarda do rock uberabense participando de festivais importantes na cidade. Após muitas apresentações em diversas cidades como Uberlândia, Araxá, Araguari, Sacramento..., a banda entrou em estúdio pela primeira vez no final de 2004 e gravam seu primeiro trabalho.

Banda Flanders em 2004

                                   Em 2004 os Flanders entraram em estúdio e gravaram o álbum intitulado de “100% REPUGNANTE” que foi lançado no Atho’s Pub com a presença da banda D.F.C. (Brasília), Pastilhas Polegarinas e SDC em 2005.


Flanders lançando o CD "100% Repugnante" na Atho's Pub em 2005







Flanders




A banda já dividiu o palco com diversas bandas do cenário independente brasileiro como: Sociedade Armada, Lobotomia, Angel Butcher, Ação Direta, Uganga, Krow, Seu Juvenal, Calibre 12, Nitrominds e D.F.C.


2005











II Udi Rock Scene (Uberlândia) 2007



Pimpão / Gabriel


                                   No ano de 2007 gravaram o segundo CD “Sempre se pode fazer mais” que conta com a produção de Líbio “RIP” (ex-Nada a Lembrar, ex-DCV, ex-Olorum e ainda ex-Roadie das bandas Seu Juvenal e Uganga). Esse CD só foi lançado de forma virtual. colocarei ele aqui para download
com capa.


Líbio (boné vermelho) sempre acompanhando a banda




Tico e Teco (quem nunca se confundiu trocando o nome desses dois irmãos)



                                   No ano de 2007 logo após a gravação Felipe deixa de ser o baterista dos Flanders . A banda entrou em “stand by” por 2 anos e recentemente ensaiam e testam novos bateristas para uma nova formação.



Felipe








Nas guitarras (Xeroso / Gabriel)






Colocarei aqui os dois CD'S de estúdio da banda Flanders para DOWNLOAD:




DOWNLOAD CD "100% REPUGNANTE" (2005) :   http://www.easy-share.com/1912182465/Flanders.rar








Fica aqui registrada uma banda da nova safra uberabense que faz 1 década e para vocês em notícia de primeira mão o baterista Caio do Olorum vai começar a mandar um som com os Flanders. Na minha opinião Caio é o baterista perfeito para ocupar a lacuna deixada pelo Felipe.



 
Colaborou nessa postagem Rafael



                                                                      "Quero deixar aqui meu depoimento que desde quando vi e ouvi a banda Flanders pela primeira vez fiquei fã na hora. A banda Seu Juvenal dividiu o palco com eles inúmeras vezes e posso dizer que todas as vezes que tocamos juntos eles sempre estavam descontraídos e receptivos, quando a banda sobe no palco não está pra brincadeira, rasgando riffs e solos com uma cozinha pesada e letras de protesto na minha opinião das melhores já feitas aqui na terra do zebu. Valeu Flanders, como seguidor da banda aguardo o retorno"


Rafael e Gabriel atualmente

















Vou encerrando por aqui essa postagem e deixar registrado esse video da banda Flanders tocando no Atho's Pub no ano de 2005 e garanto que os rockeiros da cidade sentirão falta da época em que o underground lotava uma casa de show, tínhamos isso todos os finais de semana, era o nosso espaço, as bandas tocando, rodas de pogo, mosh, suor e cerveja. E desde de 2007 que observo que pouco se tem feito pelo underground, e agora José?

Resposta: "Temos a patrulha do silêncio fechando locais que abrem espaço pra bandas pesadas, interrompem ensaios que eram normais na cidade até alguns anos atrás, temos donos de estabelecimento fechando as portas pra bandas que já são reconhecidas fora de Uberaba, temos uma atual juventude manipulada pela mídia que curte um "rock" colorido, ridículo e estereotipado, não vemos mais o surgimento de bandas autorais. É mais fácil você assistir um show de uma banda uberabense fora da cidade do que vê-la aqui na zebulândia".

Como ouvi a banda Flanders a tarde inteira resolvi deixar aqui o meu protesto também, como diria o mestre Raul Seixas: "Eu também vou reclamar !!!!"