No dia 14 de Janeiro desse ano de 2015 foi publicado no site "Cultura Em Peso" uma matéria do vocalista da banda Uganga, Manu "Joker". Na matéria estão bandas autorais do Triângulo Mineiro que lançaram trabalhos em 2014 e que estarão divulgando o material nesse ano. Eu como me senti orgulhoso dos trabalhos dos artistas citados, resolvi estender nessa postagem a matéria pra quem curte som autoral. Nesses dias em que a festa popular mais sem sentido pra nós rockeiros está chegando, e convenhamos, seria melhor o brasileiro pensar em como fazer sua parte pra consertar essa burrice em que se meteu politicamente falando ao invés de comemorar alguma coisa nesse feriado. As bandas citadas nessa matéria fazem sua parte positivamente falando... Bom, chega de papo, deixo vocês com Manu "Joker" e a cena do Triângulo Mineiro: Salve crew! Resolvi escrever sobre alguns lançamentos que ao meu ver merecem destaque na cena pesada do Triângulo Mineiro. Com certeza muito mais foi produzido aqui na nossa região, mas optei por falar de alguns trabalhos que tenho acompanhado de perto e me chamaram a atenção. Também falo do cd da minha banda (Uganga) pois creio que merecemos estar nessa lista (risos). Vamos lá:
Canábicos – Reféns Da Pátria (Independente) 2014
Discípulos diretos das bandas clássicas dos anos 70, os Araguarinos dos Canábicos podem ser confundidos com bandas como Planet Hemp, Cypress Hill e outras devido ao nome “Canábico” (risos)… Mas na verdade fazem uma linha musical bem diferente com influências de Grand Funk, Black Sabbath , Led Zeppelin e Beatles .
Gosta de riffs ganchudos, vocalizações espertas e letras de cunho social mas sem perder o bom humor? Então essa banda é a sua cara! Os caras preparam outro EP para breve e seguem na tour de promoção do segundo trampo “Reféns Da Pátria” que a muito não sai do cd player do meu carro.
Chafun Di Formio – Pague Dez e Vá Pro Céu (Wolves Cave Records) 2014 Fruto da nova safra pesada do Triângulo, a banda de Ituiutaba Chafun Di Formio (nome de um personagem do seriado Chaves) estréia com o pé direito no EP “Pague Dez e Vá Pro Céu”. Crossover old school com influências de bandas como R.D.P., Garotos Podres e D.R.I. (só pra citar algumas) é o que temos aqui .
Porrada direta comendo solta do início ao fim,, letras críticas, e, (novamente, que bom!) bem humoradas . Confira a fusão metal punk desses 4 loucos. Mais que indicado! Contato: https://www.facebook.com/ChafunDiFormio?fref=ts Confiram o clipe do Chafun Di Formio:
Krow – Relentless Disease (Axa Valaha) 2014 Mais um EP, dessa vez da instituição death/thrash de Uberlândia, Krow, e os caras novamente não perderam viagem. Gravado na Suécia por Ronnie Bjornstrom (Aeon, Meshuggah) “Relentless Disease” traz a banda em sua melhor forma e soando mais orgânica. O death brutal de antes agora está mais temperado com levadas thrash e outras pendendo pro hardcore.
Mas fiquem tranquilos, pois os blast beats e riffs na velocidade da luz também estão garantidos nas duas faixas desse petardo ( Relentless Disease eWhoreborn). Com um nome cada vez mais consolidado tanto no Brasil quanto na Europa (por onde já fizeram 3 tours) e trabalho sério, o Krow segue firme honrando a tradição extrema das Gerais.
Muñoz – Nebula (Independente) 2014 O duo Uberlandense Muñoz, formado pelos irmãos Mauro Fontoura (guitarra e voz) e Samuel Fontoura (bateria) finalmente lança seu trabalho de estréia e comprova o que já vinha mostrando nos shows: Uma banda afiada, com assinatura e músicos acima da média.
Ouvindo o EP (esse formato está mesmo em alta no Triângulo Mineiro !), me veio a mente Soundgarden da fase Ultramega Ok, mas os caras pegam mais pesado nas pirações instrumentais e lisérgicas , mesmo com uma formação enxuta sem baixo. Vi a pouco um show deles no festival Timbre (Uberlândia) e virei fã! Contato: https://www.facebook.com/duomunoz/info?tab=page_info
Confiram o clipe do Muñoz:
Seu Juvenal – Rock Errado (Sapólio Rádio) 2015 Formada em Uberaba e hoje radicada em Ouro Preto (com exceção do baixista Tito que ainda vive na capital do Zebu) a banda Seu Juvenal chega ao seu melhor trabalho, ao menos até hoje. “Rock Errado” é um puta disco de rock pesado onde influências de punk rock, heavy metal, indie, guitar e rock nacional dos anos 80 (Titãs pode ser citado como uma referência), tudo muito bem costurado e produzido por Ronaldo Gino (EX-Virna Lisi) .
O selo Sapólio Rádio juntamente com a banda optou por lançar esse petardo em vinil e desde já está na milha lista de melhores do ano. Músicas como Burca, O Homem Analógico (?) e Rock Errado (que conta com participação desse que vos escreve) falam por sí. Corra atrás do seu e tire a prova Joe!
Agora estou em terreno pantanoso pois falo do cd do Uganga, banda da qual faço parte desde sua formação a mais de 20 anos atrás, e fazer isso é complicado (risos)… Por outro lado me sentiria falso excluindo esse trabalho do meu texto, pois realmente acho que gravamos um belo disco e com certeza nosso melhor trampo até aqui.
O mestre Gustavo Vazquez (Rocklab – GO) tirou o som na cara que sempre procuramos, acho que tanto coletivamente quanto individualmente a banda se superou e o que posso dizer pra finalizar é que convido a todos para conferirem nosso novo trabalho e assim formarem sua opinião. Eu já tenho a minha! \m/
Bom é isso, o corre não para, Triângulo Mineiro cada vez mais forte e fica ai a dica de 6 trampos produzidos por aqui. Nos vemos na estrada, abrax! Joker
Valeu Manu, tamo juntos na correria e espero que esses lançamentos aumentem a cada ano com diversas bandas...Esses 6 discos realmente mostram a evolução da música autoral do Triângulo.