Banda Pier 13
Em Novembro do ano passado logo após tocar com a banda Seu Juvenal na praça Dom Eduardo recebi um EP de uma banda nova de Uberaba, o nome da banda é PIER 13.
Esses dias achei o EP aqui em casa e fui escutar como sempre faço com todos os cd's que recebo das bandas daqui e de outros lugares. Não sou a pessoa exata para resenhar o EP por não escutar o estilo que a banda se encaixa, mas pude perceber que é uma banda muito profissional e criativa no trabalho que estão fazendo. A arte da capa me chamou a atenção e achei uma das mais legais que já vi das bandas daqui da cidade.
E por se tratar de mais uma banda independente autoral de Uberaba, resolvi realizar uma entrevista com os caras pra que possam apresentar um pouco do seu trabalho.
Tito: Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los por optarem em fazer música autoral. Quando começou e como surgiu a oportunidade de formarem a banda Pier 13?
Banda Pier 13: Primeiramente gostaríamos de agradecer a oportunidade de falarmos um pouco mais sobre a banda ,e parabeniza-lo pelo blog .A banda surgiu no final de 2010 já com intuito de fazer sons próprios .Ficamos um tempo parados e com a 2° formação voltamos há 7 meses já com muitas boas ideias, muito mais músicas e com muita força de vontade para mostrar nosso trabalho para todos.
Tito: Como foi a escolha do nome?
Banda Pier 13: O nome veio de um trailer de um filme antigo visto no youtube , meio nada a vê ,que se chama ‘’ The Woman on Pier13’’ . Trailer bem antigo que achei engraçado ao ver, que não sei como fui parar naquele vídeo .E um dia sem nome definido a banda, falei Pier13 no ensaio galera curtiu e ficou por isso mesmo kkk.
Tito: Eu recebi o EP de vocês “Escolhas” e mesmo não sendo minha praia, pude perceber que o estilo de vocês tende para o lado mais melódico, assim como bandas na linha Cpm 22 e Dead Fish? Vocês sentem que também tem influências dessas bandas em suas composições?
Banda Pier 13: Sim. Não só como Cpm22 e Dead Fish, varias outras bandas no estilo também nos influenciam bastante nas pegadas. Mas tentamos puxar algo novo para o som ,para parecer algo mais atual, e parece que esta dando tudo certo. Recebemos bastante elogios, como críticas também, que nos ajudam a querer melhorar sempre mais.
Tito: Aqui em Uberaba tivemos duas bandas que faziam bem esse estilo, uma era a banda “Rascunho” e a outra “Nada a Lembrar”, vocês conhecem o trabalho dessas bandas?
Banda Pier 13: Já escutei o som da Rascunho é um som mais melódico mas muito boa a banda .Tentaram algo fora mas pena que não deu certo. Vi uma entrevista com eles no seu blog eles pareciam ser muito legais, os caras.
Tito: Vocês gravaram no estúdio GR em São Paulo, conte-nos as experiências que passaram durante a viagem e a gravação?
Banda Pier 13: De começo iriamos gravar aqui em Uberaba com o Ricardo no Sweet Home que todos devem conhecer. O som ia ficar da hora por que ele também faz um ótimo trabalho, mas conversando com os produtores do Estúdio GR vimos que se gravássemos lá iriam se abrir muitas portas para gente .Voltamos com outra cabeça ,melhorando até o desempenho na banda e na hora das composições. Gravamos o Ep em 2 dias foi muita correria mas valeu muito a pena. Tanto que nosso 1° Show em São Paulo veio a partir da divulgação do Ep. e do Estúdio.
Tito: Vocês gravaram o EP de forma totalmente independente? Contem pra gente as metas que a banda traçou pra divulgação do trabalho?
Tito: Quem são os integrantes da banda? Quais são as bandas que os integrantes já tiveram em Uberaba, ou essa é a primeira?
Banda Pier 13: Sou eu Lucas Cunha no vocal e baixo, Toquei na banda Nox e outras que não chegaram a ter nomes. Euripedes Oliveira na guitarra ,já tocou na Banda Redial , Theoria e Handras .Claudio ‘’Forget’’ na guitarra, já teve participações em algumas bandas como Bernes, mas oficialmente essa é sua primeira banda. Rodrigo ‘’Machine’’ na bateria ,que já tocou na banda Handras, CxNxAx, Austein e Redial. A formação teve um encaixe certo, cada um com uma influência e assim da pra fazer varias coisas legais.
Tito: O que vocês acham do atual cenário das bandas independentes de Uberaba? Já que grande parte delas já não tem mais residência fixada por aqui. Vocês pensam que um dia também terão que tentar algo fora da cidade?
Tito: Senti a falta de informações técnicas no EP, por exemplo, de quem é a arte da capa, de quem foi a masterização? Gostei muito do título e da capa, gera toda uma ligação com as letras das músicas .tornando o trabalho mais criativo.
Banda Pier 13: Obrigado. A capa foi feita pelo pintor Koley Nardi. Falei o tema Escolhas e deixei em suas mãos nos retribuindo com um ótimo trabalho. Já a finalização ,edição no CorelDraw e design foi feito por Juliana Moro. As letras são bem do cotidiano se for pensar e que ajudam na autoestima como Escolhas e Orgulhar. E o melhor de tudo é saber que tem pessoas que se dizem se encaixarem nas letras e que ao ouvi -las se sentem bem. A Masterização foi feita por Thiago Larrentz da banda Andragonia de São Paulo e produtor do Estúdio Gr que fez também todo processo de gravação.
Tito: Deixem uma mensagem pra todos os rockeiros uberabenses. E no final deixem os links que são importantes pra divulgação da banda. Valeu !
Facebook: www.facebook.com/bandapier13
Twitter: @_pier13
Myspace : www.myspace.com/_pier13
Canal Youtube: www.youtube.com/bandapier13